Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

O Super Centro contra o Velho Centro

Ao apostar no adensamento urbano, prefeitura delira com a criação do Vale do Silício carioca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao subverter a máxima do Barão de Itararé (“De onde menos se espera, daí é que não sai nada”), as torres do Porto Maravilha começam a deixar as pranchetas. O sonho —ou o pesadelo— de brotar uma Dubai no Rio, transformando os espaços vazios da zona portuária num centro habitacional-financeiro, com prédios de até 50 andares, segue vivo depois de quase ter sido sepultado no período de ressaca pós-Olimpíadas. Com essa nem o prefeito Eduardo Paes contava.

O nome naturalmente tinha de ser enfeitado: Rio Wonder Residences. Perto da rodoviária, serão três edifícios de 20 andares; no total, 1.224 apartamentos, a maioria dos quais negociados na planta. Na onda, a prefeitura vendeu um terreno de 7.175 m2 na Via Binário por R$ 15 milhões para a mesma construtora, que projeta mais um condomínio residencial, com 800 unidades.

uma rua estreita vazia
A solidão na Rua dos Mercadores, no Centro do Rio de Janeiro - Alvaro Costa e Silva

O Porto Maravilha, cujo espaço é equivalente a uma Copacabana inteira, é um fundo imobiliário com base nos Cepacs (Certificados de Potencial Adicional de Construção) e administrado pela Caixa Econômica Federal. Em 2009, quando foi decidida a parceria público-privada, a previsão era um investimento de R$ 4 bilhões, o qual deu com os burros na baía de Guanabara. O prefeito está disposto a propor melhores condições para a Caixa, desde que ela tire da gaveta os Cepacs.

Um grande páteo ao lado de uma construção colonial
Lateral do Paço Imperial, na praça Quinze, no Centro do Rio de Janeiro - Alvaro Costa e Silva

De volta, o otimismo aposta no adensamento urbano. A produção de residências passaria do porto para São Cristóvão e se estenderia até a zona norte —é o desejado Super Centro. O auge da megalomania é a área de 10 mil m2 batizada de Porto Maravalley, onde se concentrariam empresas de tecnologia, criando uma espécie de Vale do Silício carioca.

Enquanto isso, o velho Centro —que entesoura a história da cidade, mas não tem superpoderes contra o abandono e os efeitos da pandemia— ainda é um deserto. Incrível: você anda, anda, anda e não encontra nem uma roda de samba.

uma pequena rua vazia
O abandono na Travessa do Comércio, no Centro do Rio - Alvaro Costa e Silva

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.