Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

Fascismo e comunismo na mesma bandeira

O livro Limonov, de Emmanuel Carrère, lança luz sobre a invasão da Ucrânia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A invasão da Ucrânia me recordou "Limonov", o livraço de Emmanuel Carrère publicado em 2011. Carrère esbarrou num personagem real —Eduard Veniaminovich Limonov (1943-2220), ucraniano de nascimento cuja história vai da batalha de Stalingrado até os destroços do pós-comunismo na Rússia— que é o sonho de todo romancista.

O autor sente-se obrigado a explicar: "Não é um personagem de ficção. Ele existe. Eu o conheço". Também não é uma biografia. Está mais para reportagem selfie. Neto de imigrante georgiano que chegou à França nos anos 1920, Carrère aproveita a trajetória de Limonov para falar de si mesmo e das dificuldades em entender o mundo multipolar de seu protagonista. O cara era um enigma, um exemplo das incertezas e confusões da época atual. Como o ataque a Kiev, que não opõe combatentes de cores azuis e vermelhas; aponta uma zona cinzenta no mapa.

Membros da comunidade ucraniana no Brasil se reunem em frente ao consulado da Rússia em São Paulo para protestar contra os ataques a Ucrânia - Bruno Santos - 24.fev.22/Folhapress

Gênio do mal vestido como artista punk, Limonov tinha outros disfarces. Delinquente juvenil, ídolo do underground soviético, mendigo, mordomo em Manhattan, escritor da moda em Paris, soldado nas guerras dos Bálcãs, presidiário e chefe de um partido radical que misturava fascismo e comunismo na mesma bandeira.

A epígrafe de "Limonov" é de Putin: "Quem pretende restaurar o comunismo não tem cabeça. Quem não sente saudades dele não tem coração". O livro, tangencialmente, traça um perfil do autocrata que está no poder na Rússia desde 2000. "Garotinho franzino e misantropo, foi educado no culto à pátria, à Grande Guerra Patriótica, à KGB e ao cagaço que ela infunde nos cagões do Ocidente", escreve Carrère, que estabelece uma única diferença entre Limonov e Putin: o último triunfou.

Uma observação do escritor francês sobre o presidente russo pode explicar a vassalagem de Bolsonaro ante um homem que pretende "desnazificar" a Ucrânia com tanques e bombas: "Quando mente, é de maneira tão afrontosa que ninguém se ilude".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.