Alvaro Costa e Silva

Jornalista, atuou como repórter e editor. É autor de "Dicionário Amoroso do Rio de Janeiro".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alvaro Costa e Silva

'Patriotas' querem que a Copa se dane

Num bom sinal para a seleção, eles desistiram de usar a camisa canarinho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O golpismo financiado é a única razão de viver para os bolsonaristas que não suportam a realidade nem aceitam passar à condição democrática de oposição ao futuro governo.

Para manter a ilusão acesa se alimentam de teorias conspiratórias e soluções inexistentes e delirantes: intervenção federal, artigo 142, regaste do código-fonte, mensagens cifradas, ajuda divina. Na visão distorcida deles, o Brasil já virou uma ditadura — "as saídas constitucionais se encerraram", escreveu no Twitter um golpista que vive nos EUA — e é preciso enfrentar um arquivilão de história em quadrinhos: o Cabeça de Ovo.

Torcedores da seleção brasileira assistem ao jogo entre Brasil e Suíça, nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli/Folhapress

À falta de alvos específicos para insultar e agredir, arruma-se qualquer coisa. Até a seleção brasileira, cuja camisa amarela eles usaram e abusaram a ponto de provocar rejeição no verdadeiro torcedor. Agora não a querem mais vestir, temendo os golaços de Richarlison e Casemiro e a mobilização em torno da Copa, que atrapalham a vigília em frente aos quartéis. "Quero que a Copa se dane! Estamos aqui para ser libertos do comunismo", rosnou uma patriota.

Com a volta da Covid também retornou o negacionismo científico em relação a como se deve combater a doença, prática que, se não foi tão decisiva quanto se esperava, contribuiu para a derrota do capitão. O filho 03 — que viajou com a mulher para assistir ao Mundial — irá apresentar um projeto na Câmara para interromper a determinação da Anvisa de exigir o uso de máscaras em aviões e aeroportos. A obrigatoriedade, segundo ele, é uma "imbecilidade", esquecendo-se de que imbecil é quem retarda uma vacinação que teria poupado milhares de vidas.

Sentindo-se impune, o deputado está com saudade da matança de brasileiros. A PGR trava há três meses o acesso da PF a dados da CPI da Covid nos autos de uma investigação contra o líder dos charlatões. Mas daqui a pouco ele deixa a Presidência e perde os privilégios.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.