Ana Fontes

É empreendedora social e fundadora da RME (Rede Mulher Empreendedora). Vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Fontes
Descrição de chapéu Todas

Engajando audiência nas redes sociais

É importante manter a autenticidade e cultivar a gentileza e o respeito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As redes sociais são ferramentas indispensáveis para nós, empreendedoras, nos conectarmos com nosso público. Diante da vastidão de perfis e conteúdo, conquistar a atenção e o engajamento dos seguidores exige estratégias diferenciadas. Aqui na Rede Mulher Empreendedora, destacamos a importância de construir uma presença online autêntica, empática, gentil e que ofereça valor real ao público.

mulher mexendo no celular
Como engajar sua audiência nas redes sociais - Adobe Stock

Autenticidade

Em um mundo digital saturado de personas artificiais, a autenticidade é a chave para se destacar. Quando nos apresentamos com naturalidade, compartilhando histórias e valores reais, conquistamos a confiança e a admiração do público. Essa postura transparente abre caminho para conexões genuínas e um ambiente online mais positivo.

Gentileza e respeito

Gentileza e respeito são pilares para o sucesso nas redes sociais. Tratar nossos seguidores com cordialidade, responder a comentários e mensagens com atenção e evitar polêmicas desnecessárias contribui para a construção de uma comunidade online acolhedora e engajada.

Mostrando a vida como ela é

Compartilhar apenas momentos felizes e perfeitos pode criar uma falsa imagem da realidade. Mostrar os bastidores do negócio, os desafios e obstáculos enfrentados, humaniza a marca e aproxima as empreendedoras do público. Essa transparência gera empatia e confiança, criando um vínculo mais forte entre as pessoas.

Conteúdo relevante

Embora seja natural cuidar da imagem pessoal, é importante não deixar que a vaidade domine as redes sociais. Publicar fotos e vídeos com o único objetivo de ostentar bens materiais ou status pode afastar o público. O foco deve estar em compartilhar conteúdo relevante e que agregue valor aos seguidores.

Dicas para aumentar o engajamento:

  • Utilize diferentes formatos de conteúdo: vídeos, imagens, enquetes, lives etc;
  • Interaja com outros perfis: participe de grupos e comunidades relevantes ao seu nicho;
  • Utilize hashtags estratégicas: para aumentar o alcance das suas publicações;
  • Acompanhe as tendências: do mundo digital para se manter atualizada.

Lembre-se: o sucesso nas redes sociais não é uma questão de números, mas sim de construir relacionamentos autênticos e significativos com seu público.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.