Ana Fontes

É empreendedora social e fundadora da RME (Rede Mulher Empreendedora). Vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Fontes
Descrição de chapéu Todas tecnologia

A IA vai destruir ou salvar o meu negócio?

A tecnologia não pode roubar a admiração do seu público pelo seu trabalho, seu capricho e sua atenção e sua humanidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nem mesmo "De Volta para o Futuro" conseguiu prever uma novidade tão grandiosa como a IA. Há quem ame e quem torça o nariz para essas ferramentas de inteligência artificial, mas é inegável que ela vem nos surpreendendo cada vez mais. A IA nada mais é do que um sistema alimentado por um banco de dados gigantesco que simula uma inteligência quase humana. Ao contrário dos sites de pesquisa aos quais estamos acostumados, a IA consegue tomar decisões e ter percepções. É como se estivéssemos conversando com alguém sobre determinado assunto.

Desde a pandemia, o mundo está em uma mudança constante e acelerada e não há como andar em caminhos contrários quando se trata de tecnologia. Na perspectiva empreendedora, sou a favor de toda ferramenta que possa otimizar e facilitar o trabalho das empreendedoras. Quando se é sua própria chefe, moça do marketing, vendas e atendimento, toda ajuda é bem-vinda. Na perspectiva de dona de um negócio, sou contra esses discursos sensacionalistas que dizem que a ferramenta vai roubar seu emprego, não acredito nisso.

.Mulher negra trabalha em um computador
A IA pode facilitar sua vida, mas não pode substituir você - Freepic

A IA (pelo menos até o momento) não pode roubar sua essência: a admiração do seu público pelo seu trabalho, o seu capricho e atenção e sua humanidade. Mas a ferramenta pode ajudar você a criar uma legenda para aquela sua publicação quando faltar criatividade, ajudar a montar uma apresentação importante, tirar dúvidas sobre ortografia e gramática, explicar sobre um tema que você não entendeu muito bem, criar publicações para as redes sociais. A IA pode facilitar sua vida, mas não pode substituir você.

Se você tem a possibilidade de trabalhar com essas ferramentas, use-as a seu favor. Apesar de não parecer, o acesso à internet não é universal, o que limita o acesso de grande parte das empreendedoras a essas ferramentas. Em um mundo ideal, para assegurar que a tecnologia avance conosco e não nos engula, é crucial investir em infraestrutura, educar sobre o uso responsável da tecnologia por meio de parcerias colaborativas. Isso inclui iniciativas governamentais, parcerias público-privadas e soluções alternativas para acesso à internet em áreas remotas e de baixa renda. Ao capacitarmos empreendedoras com recursos digitais, podemos ampliar suas oportunidades de sucesso nos negócios e fomentar conexões com outras empreendedoras, criando um círculo de prosperidade e garantindo que nenhuma seja deixada para trás.


Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.