Ana Fontes

É empreendedora social e fundadora da RME (Rede Mulher Empreendedora). Vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Fontes

Não contrate ninguém que você não possa demitir

Desligar familiares e amigos pode ser ainda mais complicado, pois as relações se misturam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A verdade é que todo mundo gosta de inspirar alguém. Contar uma história que termine com um final feliz nos enche de orgulho. Às vezes, essa história é possivelmente a motivação que uma pessoa que te ouviu precisava para continuar. Mas precisamos falar sobre nossos erros e como eles são decisivos para o seu futuro ou o do seu negócio.

Para a grande maioria das empreendedoras, o empreendedorismo surge sem um manual de instruções, e você acaba fazendo o possível dentro da sua realidade naquele momento. Comigo foi assim, e isso foi o que aprendi:

AdobeStock

Não contrate pessoas que você não possa demitir

Contratei familiares e amigos que não eram as pessoas certas (não que não fossem boas) para as vagas e necessidades da empresa. O desligamento, nesse caso, pode ser ainda mais complicado e doloroso, pois as relações se misturam.

Trabalhe com o que ama, e não precisará mais trabalhar

No início, dediquei-me a fazer o que mais gostava, mas rapidamente descobri que ter um negócio é menos sobre o que você gosta e mais sobre o que precisa ser feito.

Aperto de mãos só após um contrato bem assinado e com testemunhas

Contratos e cláusulas são fundamentais em uma relação societária. Esses documentos protegem a todos os envolvidos, e é para isso que eles servem: para assegurar o que foi dito numa conversa.

Emicida bem disse: "você é o único representante do seu sonho"

Valorize seu tempo, conhecimento e trabalho. É importante criar um portfólio e realizar algumas ações gratuitamente pode ser uma oportunidade de ser visto, mas não deixe que isso se torne um hábito. Aprenda a colocar valor e preço no seu trabalho sem medo ou culpa.

Isso não quer dizer que você não pode trabalhar com amigos. De fato, já contratei e trabalhei ao lado de amigos e a jornada de trabalho transformou colegas em grandes amigos. No entanto, reforço a importância de considerar todos esses pontos ao contratar pessoas para sua equipe.

É fundamental buscar colaboradores, sócios, fornecedores e prestadores de serviços, que estejam alinhados com sua causa e valores. O restante das habilidades necessárias pode ser adquirido por meio de treinamento e desenvolvimento. Essa abordagem garantirá que sua jornada não seja mais complicada do que o necessário e que sua equipe compartilhe da mesma visão e comprometimento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.