Ana Fontes

É empreendedora social e fundadora da RME (Rede Mulher Empreendedora). Vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Fontes
Descrição de chapéu Todas

Validade de 30 anos após a data de fabricação

Tanto na vida pessoal quanto na profissional, a idade para elas sempre é uma questão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma das milhares de dificuldades na jornada do empreendedorismo para as mulheres é, sem dúvida, o etarismo. Tanto na vida pessoal quanto na profissional, a idade para elas sempre é uma questão. Não temos o privilégio de sermos jovens demais para cometer algum deslize, e o termo "maduro" com um ar de charmoso também só cabe aos homens; para as mulheres, sobra o famoso "velha" como adjetivo principal.

Com a maturidade, os questionamentos sobre a capacidade de criar, inovar, mudar e recalibrar rotas começam a se intensificar, sempre naquele tom de "será que você consegue?" E assim, com a autoestima mais fragilizada, essas empreendedoras começam a enfrentar networking limitado, dificuldade em obter crédito, dificuldade em competir em rodadas de negócios e até mesmo em interagir com parceiros e possíveis clientes. Para além das dificuldades técnicas, esse percalço também tem a ver com identidade, o medo do fracasso, a pressão social. O etarismo também mexe com o medo de não sermos levadas a sério no mundo —cruel— dos negócios. O famoso "só quem viveu sabe".

Com a maturidade, os questionamentos sobre a capacidade de criar, inovar, mudar e recalibrar rotas começam a se intensificar - Fotolia

E como mudamos esse jogo? A gente segue tentando e apostando na educação de toda sociedade para evitar o etarismo. Falando em termos práticos: com rede de apoio e mentoria entre empreendedoras maduras, eventos específicos oferecendo oportunidades e conexões, programas de mentoria com orientação personalizada. O empreendedorismo sempre soou para mim como mudança e inovação. E não há inovação e mudança sem mulheres e sem diversidade, inclusive de idade. Sempre bom lembrar que a maturidade também oferece soluções para problemas já enfrentados, sabedoria e experiência de anos em diversos assuntos.

Em vez de sermos vistas como um tipo de fardo, deveriam nos enxergar como realmente somos: mulheres experientes que, justamente por nossa longa experiência, podemos agregar e muito nos ambientes que estamos inseridas.

O mundo corporativo e dos negócios não precisa ser o cenário de um documentário da Discovery Channel, nem de ternos, gravatas e cores sóbrias. Ele pode ser inclusivo, diversificado e poderoso. As mulheres empreendedoras precisam de espaço e investimento para continuarem contribuindo fortemente na economia do país e de suas comunidades. O apoio às mulheres deve ser vitalício.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com três meses de assinatura digital grátis

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.