Ana Fontes

É empreendedora social e fundadora da RME (Rede Mulher Empreendedora). Vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Fontes
Descrição de chapéu Todas

Estamos retrocedendo em diversidade?

O efeito backlash é uma regressão que pode se manifestar em muitos contextos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na minha última viagem para uma agenda de temas relacionados ao avanço do direito das mulheres em NY, um dos temas que me chamaram atenção foram os debates e perguntas sobre o "efeito backlash" (retaliação, em português). O termo vem do mundo jurídico e, de uma forma simplificada, é o retrocesso de avanços anteriores. Apesar de ser um tema pouco explorado, ele é cíclico em assuntos de visibilidade e pode ser uma barreira contra avanços em diversidade. Inclusão é um tema que venho acompanhando há alguns anos e com preocupação.

Antes de abordar esse assunto, é importante deixar claro que não estamos falando de questões políticas ou religiosas —apesar que os dois assuntos se permeiam—, mas sim de leis, avanços e legislações que são direito de todas as mulheres, mesmo para aquelas que acham que não precisam. Para exemplificar, podemos usar os EUA, referência em legislação sobre aborto e liberdade individuais, cuja lei foi derrubada pela Suprema Corte americana.

Simone dando autógrafos em São Paulo, 6 de setembro de 1960. Do livro Simone de Beauvoir, uma vida
Simone dando autógrafos em São Paulo, em 6 de setembro de 1960 - Coleção Sylvie Le Bon de Beauvoir, Distribuição Gallimard

O backlash é uma regressão que pode se manifestar em muitos contextos:

● uma legislação mais restritiva; isso inclui alterar leis em vigor ou nem pensadas para nós;

● violência de gênero, assédio sexual; em um mundo onde não há leis ou onde as mulheres não estão seguras, os homens (mais do que nunca) sentem-se à vontade para violar nossos corpos, principalmente se você pode pagar por um crime;

● e a perpetuação de ideias e papéis tradicionais e estereotipados sobre o que é ser mulher.

A famosa frase de Simone de Beauvoir sempre ecoa na minha cabeça nesses momentos: "Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Nossos direitos infelizmente ainda não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida."

Apesar de todos os desafios de ser mulher, vivenciar essa semana com reuniões e conviver com outras mulheres que estão preocupadas, lutando e trabalhando por nós, pela inclusão, pela diversidade, pelos direitos, é o que me dá esperança. A gente segue vigilante, resistindo e trabalhando incansavelmente pelo nosso futuro e pelas nossas vidas.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com três meses de assinatura digital grátis

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.