André Barcinski

Jornalista e diretor de TV, autor de “A Explosão da Música Pop no Brasil” e “Pavões Misteriosos”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

André Barcinski

'The Deuce' é uma das séries mais interessantes do momento

Confira dicas de série, filme e disco

A HBO exibe a segunda temporada de “The Deuce”, série criada por David Simon (“The Wire”) e pelo autor de romances policiais George Pelecanos sobre o submundo da região de Times Square, em Nova York, nos anos 1970. A série trata de prostituição, corrupção policial e do início da indústria do cinema de sexo explícito, e traz o mesmo visual sujo e o clima decadente que Simon criou em “The Wire”. É uma das séries mais interessantes do momento e fala de uma época tão fascinante quanto barra pesada em Nova York.

The Deuce. Criadores: David Simon e George Pelecanos. Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal. Na HBO (2018)

Filme

Blues trip

A Netflix ressuscitou “A Encruzilhada”, longa de 1986 escrito e dirigido por Walter Hill (“Warriors, os Selvagens da Noite”), baseado na lenda do bluesman Robert Johnson, que teria vendido a alma ao diabo numa encruzilhada do Mississipi. Muitos anos depois, um jovem guitarrista obcecado por blues (Ralph Macchio, de “Karate Kid”) viaja ao sul dos Estados Unidos com um velho bluesman (Joe Seneca) e termina participando de um duelo de guitarras com um instrumentista literalmente endiabrado (interpretado pelo guitarrista Steve Vai). A trilha sonora é de Ry Cooder. 

A Encruzilhada. Direção: Walter Hill. Elenco: Ralph Macchio, Joe Seneca, Jami Gertz. Na Netflix (1986)

Disco

Cultuado e sombrio
Disco ao vivo gravado na inauguração do clube Roxy, em Los Angeles, em setembro de 1973. À época, Neil Young estava fazendo um de seus discos mais cultuados e sombrios, “Tonight’s the Night”,  marcado pelas mortes de duas pessoas próximas a ele, o guitarrista Danny Whitten e o roadie Bruce Berry. Nessas gravações do Roxy, Young mostrou pela primeira vez canções como “Tired Eyes” e Albuquerque”. Um registro excelente de uma das fases mais interessantes de sua carreira.

Roxy – Tonight’s the Night Live. Artista: Neil Young. Gravadora: Reprise Records (2018, no Spotify) 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.