Atila Iamarino

Doutor em ciências pela USP, fez pesquisa na Universidade de Yale. É divulgador científico no YouTube em seu canal pessoal e no Nerdologia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Atila Iamarino
Descrição de chapéu Coronavírus

Como estacionamos em 600 mil mortes na pandemia

Se dependêssemos apenas do governo federal, número de vítimas já teria passado de 1 milhão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Registramos por volta de 600 mil óbitos por Covid-19 no Brasil. Segundo as estimativas mais baixas de subnotificação (por volta de 20% dos números oficiais), já passamos de 700 mil mortos. É um número pavoroso, mas que poderia ser muito, muito maior.

Fomos poupados no começo da pandemia. Só registramos o primeiro caso do Brasil em 26 de fevereiro de 2020. Dez dias antes, segundo a análise dos primeiros 72 mil casos de Covid do Centro de Controle de Doenças da China, por volta de 2 chineses a cada 100 casos suspeitos ou diagnosticados haviam morrido. Uma taxa de fatalidade por casos do novo coronavírus de 2,3%. A China só não viu milhões de mortes porque o país fez lockdown e continua testando e controlando os casos desde então. Dado o histórico de pouca transparência do país, muitos questionaram os números. Mas o que aconteceu na Itália ainda em fevereiro sanou esse ceticismo justificável. Hoje, mais de um ano e meio depois, o Brasil registra uma taxa de fatalidade por casos de 2,8%.

Funcionários do cemitério de Vila Formosa, na zona leste de São Paulo, fazem sepultamento - Rivaldo Gomes - 20.ago.2021/Folhapress

E qual foi a postura do nosso governo federal frente a uma pandemia que sabíamos que seria tão letal? Substituir o ministro da Saúde e o corpo técnico que sugeria controlar os casos, priorizar medidas econômicas erradas com campanhas como #OBrasilNãoPodeParar e minimizar a doença. Sabendo que, mesmo se a letalidade real do vírus fosse metade da registrada na China, perderíamos mais de um milhão de brasileiros se não parássemos a Covid, o governo federal promoveu o contágio pelo vírus.

Mas os "maricas" ficaram em casa. Pelo menos até encontrarmos a falsa salvação que poderia levar as pessoas à rua: a cloroquina, a ivermectina e outros engodos. Promovidos pelo governo federal e seus cúmplices, esses medicamentos tiveram as vendas aumentadas em dezenas de milhões de embalagens em 2020, segundo a Anvisa. E enquanto as pessoas acreditassem nesse “kit Covid”, não exigiriam vacinas e o Ministério da Saúde poderia protelar a compra de imunizantes eficazes enquanto maquinava esquemas com cambistas e intermediadores de "vacinas privadas" que nos poupariam do atraso que o próprio governo federal criou.

Felizmente, estados, municípios, a imprensa e instituições públicas de pesquisa organizaram iniciativas próprias que nos mantiveram informados e trouxeram as vacinas que nos salvam. Na base da cloroquina, chegamos a uma média móvel de 3.000 mortes por dia. Com a vacinação, nossos números diminuem paulatinamente. Os primeiros a registrarem essa queda foram os idosos mais velhos, os primeiros a serem vacinados. Sem imunizantes, se ainda tivéssemos os números de abril, já estaríamos chegando a 900 mil mortes oficiais no país. Ou mais de um milhão de mortes com a subnotificação. Esse é o poder das vacinas que os "idiotas" pediam para comprar.

A ocupação de leitos hospitalares está baixa pelo país. Apesar dos engasgos no sistema de registros, vemos números cada vez menores de casos e mortes. E podemos esperar números ainda mais animadores conforme chegarmos em 70 a 80% da população completamente vacinada. Se tudo der certo, apesar da variante delta, chegaremos muito protegidos na temporada de gripe das regiões Norte e Nordeste —os últimos dois meses do ano, quando tivemos a segunda subida pavorosa de 2020. Pela primeira vez desde março do ano passado, apesar do esforço contrário e constante do governo federal, temos um horizonte favorável à frente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.