Bernardo Carvalho

Romancista, autor de 'Nove Noites' e 'Os Substitutos'

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bernardo Carvalho

Nós, da escola sem partido, queremos evitar a tentação da inteligência

Não vamos esmorecer nem nos iludir com miragens do demônio e vitórias passageiras

Do blog de algum futuro ministro:

Nós, que lutamos pela escola sem ideologia mas também por Deus acima de todos, agradecemos a graça recebida. Sabemos que a luta é longa. Não vamos esmorecer nem nos iludir com miragens do demônio e vitórias passageiras. Afinal, a hegemonia cultural continua na mão de comunistas.

Senão, como explicar um livro como "Ascensão e Queda de Adão e Eva" (Companhia das Letras), do professor de Harvard Stephen Greenblatt, publicado furtivamente há alguns meses, quando estávamos distraídos, ocupados em salvar o país das garras do marxismo

O livro só me caiu nas mãos nesta semana, mas não posso deixar de manifestar minha indignação. Greenblatt compara Adão e Eva a chimpanzés: "Como quase todo mundo notou desde a Antiguidade, macacos podem não ser iguais a gente, mas são bem parecidos. A semelhança é espantosa. E no entanto, eles não têm o conhecimento do bem e do mal. (...) Até onde sabemos, seus antepassados nunca comeram da tal árvore. (...) As relações sexuais dos chimpanzés são como o sonho que os teólogos tinham da vida antes da Queda. (...) Eles [os chimpanzés] nos permitem ver o que a história original do Gênesis podia ter sido se fosse real."

Adão e Eva em gravura de Albrecht Dürer, de 1504
Adão e Eva em gravura de Albrecht Dürer, de 1504 - Museum Associates/LACMA/Divulgação

Não bastasse ser professor em Harvard, bastião do doutrinamento marxista, Greenblatt ainda ganhou o Pulitzer, prêmio que, como é do conhecimento de todos, privilegia esquerdistas, mais ou menos nos moldes da Lei Rouanet.

Seu livro defende que a história de Adão e Eva é um constructo histórico. Ora, todos sabemos que a história de Adão e Eva tem tanto de constructo histórico quanto os gêneros feminino e masculino criados por Deus. Adão foi tão real quanto Eva. Sem eles não estaríamos aqui, defendendo sua memória contra ímpios iconoclastas.

A verdade degenerada que Greenblatt tenta nos impor com sua ideologia (que a história de Adão e Eva não aconteceu de verdade, mas foi sendo construída pelos homens, em circunstâncias históricas que ele analisa rigorosamente) é o contrário do que pretendemos ensinar na escola sem partido.

Não vamos permitir que nossas crianças saiam por aí contrariando os pais, repetindo blasfêmias, dizendo que compartilhamos os mesmos ancestrais dos macacos.

Greenblatt trata todo mito de origem, que por definição não tem testemunhas, como literatura, ficção. Com base em extensa documentação, sugere que o Gênesis tenha se apropriado de outras mitologias, de povos inimigos dos judeus —os babilônios, por exemplo. E até que tenha se inspirado numa narrativa de pederastas ("Gilgamesh") escrita mais de mil anos antes.

Para Greenblatt, o esforço de torná-la verdadeira acabou por condenar a história de Adão e Eva ao absurdo. Reconhece que reduzi-la a alegoria seria desautorizar a palavra de Deus, mas também sustenta que, quanto mais realista quiseram fazê-la, de santo Agostinho ao Renascimento, mais incoerente ela pareceu aos olhos da razão, da lógica e da inteligência, sobretudo depois do Iluminismo.

Nós, da escola sem partido nem ideologia, sabemos que a razão, e portanto a lógica, pode ser uma artimanha do diabo para enredar o homem. Por isso resolvemos estabelecer novos padrões brasileiros de educação que evitem a tentação da inteligência.

Razão, lógica e inteligência são instrumentos da ideologia. Assim como o aquecimento global, atribuído entre outras desculpas às queimadas na Amazônia, é uma cortina de fumaça para o imperialismo marxista (hoje a maior ameaça para a humanidade), cuja principal finalidade é impedir o desenvolvimento do Brasil.

"Ascensão e Queda de Adão e Eva" é mais uma entre tantas outras obras (também em nossos museus) que merecem o mesmo destino dos livros e da arte degenerada da República de Weimar.

Agora, você que nos apoiou e apoia a escola sem partido mas acha que seus filhos não se enquadram em nossa proposta, porque frequentam boas escolas privadas, chegou a hora de fazer mais um esforço pelo Brasil e dar o exemplo. Basta matriculá-los na escola pública à distância.

É até possível que no futuro possamos transferir as aulas presenciais para ambientes mais propícios, sem a influência de comunistas, como as igrejas, com o acompanhamento de pastores e evangelistas. Assim, poderemos dar a seu filho uma educação segura, sem o risco de um dia ele aparecer em casa repetindo alguma máxima marxista: que descendemos do macaco ou que Adão e Eva são literatura.

Só mais um esforço, brasileiro. Pela família e pela propriedade. Amém.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.