Bia Braune

Jornalista e roteirista, é autora do livro "Almanaque da TV". Escreve para a Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bia Braune

Brasil tem milhares de museus, mas ainda nos faz falta um Tchan Experience?

Completamente moldada por 1.001 noites de amor com 'Milla' e demais xibom-bombons, sonhei ser museóloga do pop

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Outro dia, li uma notícia maravilhosa sobre a inauguração do museu Cidade da Música, com acervo dedicado aos mais variados sons da Bahia, honrando e preservando esse nosso patrimônio cultural tão rico e importante.

A questão é que minha memória afetiva, completamente moldada por 1.001 noites de amor com “Milla” e demais xibom-bombons, me fez voltar à época em que sonhei ser museóloga do pop. Afinal, todo mundo sabe que ele não poupa ninguém (Do Hawaii, Engenheiros, op. cit.).

Quer se fazer de blasé? Vai nessa. A verdade estará sempre no seu paradão de sucessos particular. E, por mais que eu já tenha visitado o Museu Chopin e a Casa de Mozart, foi o Abba The Museum que me tocou.

no desenho, várias mulheres fazendo uma pose de egípcias sobre um fundo verde
Marcelo Martinez/Folhapress

Estive lá em 2013, logo após a inauguração, menos por nostalgia, mais curiosidade. A meu ver, museus são roteiros que você percorre de forma física. Só que a força da música pop se faz valer.

E a fila de visitantes estava longe de ser formada por apenas suecos de meia-idade.

Havia de tudo para todos — cabines psicodélicas de karaokê, trajes de veludo molhado, as botas douradas do Eurovision de 1974 e até um piano que toca sozinho. Isso sem falar dos hologramas, para quem ainda quisesse requebrar junto com A, B, B e A.

O público saía do museu embevecido, pleno de cafonice lúdica, cantarolando sucessos vertidos para trocentos idiomas do planeta. Eu mesma me peguei sentindo falta das nossas versões de “Pequenina” e “Fernando”, com Perla. E de “Dancing Queen” com Jane e Herondy. E fiquei pensando: por que não tem um lugar pop assim no Brasil?

Sem nenhum filtro ou noção, imaginei as musas em seu templo, chancelando o Museu de Arte Latina— referência internacional em festas no apê e em retratos impressionistas do macaco Twelves.

Depois, o Museu de Art Popular, com acervo de pagodes românticos dos anos 1990. Quando dei por mim, já estava rabiscando todo um conceito de É O Tchan Experience, com direito a ordinárias estátuas de cera do Compadre Washington e uma seção de artefatos do Tchan no Egito capaz de rivalizar com o Louvre.

Foi mais ou menos nessa etapa que percebi que era capaz de dar certo. Então parei. Melhor deixar isso tudo para curadores e arqueólogos do futuro, aí eles decidem o que fazer com nossos créus, bum-bum-tam-tãns e rebolations.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.