Bia Braune

Jornalista e roteirista, é autora do livro "Almanaque da TV". Escreve para a Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bia Braune
Descrição de chapéu internet

Para ressignificar o supimpa, basta ter coragem ou a idade do tio do pavê

Usar gírias e expressões desatualizadas é o que há de mais prafrentex

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Reage, mulher, bota um cropped!" Sim, pois não. Sobretudo depois dessa frase virar bordão, tanto na minha cabeça como na internet. Foi semanas atrás —o que, em idade de meme, equivale a mais de um século.

Com atraso friamente calculado, reajo então levantando um questionamento: o que soa mais antiquado? Usar expressões seminovas como se tivessem acabado de viralizar ou chamar cropped de "miniblusa", que é como se fazia quando a internet ainda era mato?

(Cá entre nós, referir-se à internet quando era mato é algo que se faz desde que a internet era realmente mato, enfim, sigamos).

Ilustração de um homem com cabelos pretos na altura dos ombros e uma lágrima escorrendo no rosto. Ele veste uma camiseta preta, na qual está escrito: Prafrentex & Rapêize & Supimpa & Bulhufas.
Ilustração da coluna de Bia Braune publicada neste domingo, 13 de fevereiro de 2022 - Marcelo Martinez


Não adianta se passar por xóvem. Dos becos mais escuros da rede mundial de computadores, sempre surgirá uma zueragem inédita que alguém há de esfregar na sua cara de noob idoso. Dolorosamente demonstrando que você já viveu o bastante para ter usado um Pentium 5 e cabelo de Chitãozinho e Xororó (mané "mullet", o quê).

Daí, em sendo impossível manter-se desatualizado de forma digna e cool, pensei de a gente se revoltar de vez e assumir a vanguarda do atraso, transando numa nice várias expressões antigas —inclusive de épocas que não vivemos. De tão gastas, elas dariam a volta completa no espectro da velharia e ressurgiriam feito novas, prontas para reúso.

Eu vos conclamo a essa luta. Ser usuário de expressões defasadas não requer prática, tampouco habilidade. Para ressignificar o supimpa moleque e o prafrentex de raiz, basta ter coragem ou a idade do tio do pavê que fala mais do que o homem da cobra. Ler Nelson Rodrigues também ajuda, assim como rever antigos filmes do Roberto Carlos e do Supla com Angélica.

Vamos causar, sim, pois muitos parças não entenderão bulhufas deste manifesto. Nossos crias bagunçarão o coreto de millennials boko-mokos e incomodarão a rapêize chuchu beleza da geração Z, fazendo os caretas da hipsteragem corar —quiçá com rouge, jamais blush.

Antes, porém, é preciso estar disposto a aposentar o condicionador em prol do creme rinse. Trocar o top pelo bustiê, o scrunchie pela xuxinha e o bowl pela cumbuca, mas acima de tudo parar com o treino e voltar a fazer ginástica.

Nem sempre será possível tirar aquela chinfra de outrora. Chamar um homem de "pão", hoje, é nutricionalmente incorreto, passível de cancelamento por musas fitness e ex-BBBs. Ao passo que denominar uma teteia de "uva", bem, seria forçar a volta das mulheres-fruta. Melhor não.

Em nossa bandeira, sai "ordem e progresso" e entra "resiliência e balacobaco". Sendo que o importante, mesmo, é terminar sem ter usado a palavra cringe. Oops.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.