Biblioteca da Vivi

Vivian Masutti é editora-assistente da Ilustrada. Foi repórter, colunista e editora de cultura. É coordenadora do Clube de Leitura Folha

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Biblioteca da Vivi
Descrição de chapéu Livros

Drummond tem batalha no TikTok e maratona de leitura na festa de 120 anos

Escritor será tema do Festival Literário Internacional de Itabira, que contará com Fernanda Montenegro e Thiago Lacerda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carlos Drummond de Andrade faria 120 anos nesta segunda-feira, dia 31, e para comemorar a data uma série de eventos estão planejados. Um dos mais importantes é o lançamento de novas edições de "As Impurezas do Branco" e "A Rosa do Povo", que ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro, na Flitabira, o Festival Literário Internacional de Itabira, cidade natal do poeta.

Criado pelo jornalista Afonso Borges, o festival chega à sua segunda edição em 2022 e vai do dia 31 de outubro até 6 de novembro —com prêmio de redação, debates, exposições e apresentações teatrais e musicais.

A grande novidade deste ano é que as atividades acontecerão também em formato digital, com programação no YouTube, no Instagram e no Facebook do Flitabira.

O escritor Carlos Drummond de Andrade aos 80 anos de idade, em 1982
O escritor Carlos Drummond de Andrade aos 80 anos de idade, em 1982 - Agência O Globo

De um palco montado na frente da Casa de Drummond, em Itabira, o diretor-presidente do Instituto Cultural Vale (que patrocina o projeto), Hugo Barreto, e o presidente do festival, Afonso Borges, conversam com o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Miranda, e o escritor e músico José Miguel Wisnik, que estarão no palco do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, em São Paulo.

Borges conta que a ideia de dividir a Flitabira entre presencial e virtual veio da maratona de leitura que acontece anualmente na cidade portuguesa de Sertã, cujo principal propósito é desafiar os leitores a ler em voz alta excertos de obras dos seus autores preferidos.

"O pulo do gato é fazer esse evento acontecer em Itabira e ao mesmo tempo no Sesc, sendo que lá haverá também um número de pessoas sentadas para participar. Vamos agora lidar com o mundo digital depois do que aprendemos durante a pandemia. O caminho é esse", afirma Borges, que, durante o período de confinamento, realizou uma edição de cinco dias do Festival Literário de Araxá totalmente online.

A conversa, que acontece às 19h, terá como tema "Os rumos da cultura brasileira e o legado de Drummond". Em seguida, às 21h, haverá leitura de textos feita pelo ator Thiago Lacerda, com as presenças de Pedro Drummond, neto do escritor, do fotógrafo Adriano Fagundes, do editor da Record Rodrigo Lacerda e do prefeito de Itabira, Marco Antonio Lage.

"O digital funciona em três dimensões. A primeira é a transmissão, a segunda é essa transmissão acontecer em dois lugares diferentes. E a terceira é quando entra o público presente", afirma Borges. "Mas 24h de leitura é um desafio. Então, da meia-noite até as 7h, colocaremos no ar só material gravado. Por exemplo leituras realizadas por Sebastião Salgado e Fernanda Montenegro."

Entre os festejos do aniversário de Drummond ainda estão previstas projeções em prédios de São Paulo e um sarau no TikTok. A ideia é fazer uma batalha de poesia que começará com os MCs Jovem Loce e Sabrina Azevedo.

Completam a programação de lançamentos as reedições de duas coletâneas: "Quando É Dia de Futebol", com posfácio de Pelé, e "O Gato Solteiro e Outros Bichos".

Em novembro, a Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece entre os dias 23 e 27, receberá, na Casa Record, mais um sarau em homenagem aos 120 anos do poeta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.