Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu Eleições 2018

Guerra de prazos contra registro de Lula só favorece o PT

Ideal é que Justiça decida processo do petista o quanto antes, mas sem atropelos

Dois dias antes do registro da candidatura de Lula, Raquel Dodge já tinha em mãos uma certidão que confirmava a condenação criminal do ex-presidente. A procuradora-geral se antecipou e correu à Justiça para pegar o documento chave do processo que deve barrar o petista na disputa eleitoral.

Dodge não escondeu a pressa. Mal o pedido de Lula pingou no sistema do TSE e a procuradora-geral enviou um pedido para declará-lo inelegível. Passaram-se apenas 48 minutos entre um evento e outro.

O teatro do PT não era nenhum segredo. A procuradora poderia ouvir de seu gabinete o carro de som dos petistas estacionado no TSE. Era natural que Dodge se preparasse para impugnar Lula, mas poderia ao menos ter feito sua própria encenação.

A celeridade do Ministério Público e da Justiça já deu muita munição ao PT para alardear o que considera uma perseguição a Lula.

Ainda que uma velocidade diferente não alterasse o desfecho dos processos, cada passo apressado de procuradores e juízes mostra que não há sequer tentativa de disfarçar o tratamento diferenciado dispensado ao petista em múltiplas instâncias.

Dodge e seus colegas até agem por motivos nobres ao requerer uma decisão a jato sobre a candidatura. Uma eleição presidencial é coisa séria. A campanha já começou oficialmente e os brasileiros têm o direito de saber o quanto antes quem são os nomes aptos a receber seus votos.

A procuradora-geral chegou a pedir que o TSE comece a contar o prazo para manifestação da defesa de Lula, embora mal tenha começado a valer o período oficial de cinco dias para contestação das candidaturas.

O ministro Luís Roberto Barroso teve mais cuidado. Pediu que a presidente do tribunal pacificasse questões sobre a relatoria do caso antes de tomar qualquer decisão.

O ideal seria mesmo que a Justiça Eleitoral apresentasse uma conclusão para o processo o quanto antes, mas sem atropelos. As maquinações do PT servem para ampliar a confusão —mas ainda estão dentro da lei.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.