Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Bolsonaro e TSE se armam para longa batalha até 2022

Presidente mostrou que pretende explorar discurso da ameaça golpista até o fim

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nem os mais confiantes ministros do Tribunal Superior Eleitoral acreditavam que Jair Bolsonaro recuaria de seus ataques às urnas eletrônicas. Mesmo investigado por espalhar mentiras sobre o sistema de votação, o presidente mostrou que vai insistir nessas lorotas e numa ameaça constante de golpe. São suas armas definitivas para a eleição de 2022.

Os dois lados se organizam para uma longa batalha. Depois de ter se tornado alvo de dois inquéritos por determinação do TSE, Bolsonaro disse a seus apoiadores que não vai aceitar o que chamou de intimidações e afirmou que pretende convocar protestos para dar "o último recado" às autoridades que trabalham para frear sua campanha contra as urnas. Mais uma vez, ele ameaçou a realização da votação, ao declarar que "não serão admitidas eleições duvidosas no ano que vem".

O presidente deu todos os sinais de que vai dobrar a aposta e tentar extrair benefícios políticos desse discurso até o fim. Para Bolsonaro, a ladainha parece útil para energizar seus eleitores mais radicais, reforçar a impressão de que ele é perseguido pelo sistema e reativar o medo do PT —que, segundo a teoria conspiratória governista, seria o beneficiário da suposta fraude eleitoral.

Esse movimento despertou o TSE de um sono profundo. Depois de deixar o presidente livre para atacar o sistema de votação, a Justiça Eleitoral abandonou as insossas notas de repúdio e decidiu cavar uma trincheira. A abertura de um inquérito administrativo sobre as mentiras emitidas pelo Palácio do Planalto indica que o tribunal está disposto a entrar num estado de guerra permanente.

Ministros do TSE tratam essa investigação como uma ferramenta de longo prazo. O tempo de tramitação do inquérito será controlado pelo tribunal, que poderá incluir nas apurações novos ataques que Bolsonaro deve fazer às urnas eletrônicas. A punição do presidente com uma declaração de inelegibilidade é tratada como uma bomba atômica, com baixa probabilidade de ser acionada, mas não totalmente descartada.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.