Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Veteranos lideram nos estados, mas corrida tem brecha para reviravoltas

Atuais governadores e nomes conhecidos lideram em quase todas as pesquisas feitas pelo Ipec

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Apesar de ter se posicionado cedo na disputa presidencial, o eleitor brasileiro dá todos os sinais de que só pretende definir seu candidato a governador nos últimos dias da campanha. Uma rodada de pesquisas do Ipec mostra que pelo menos 20% dos entrevistados não escolheram nenhum nome para ocupar esse cargo em 19 corridas locais.

Esse é o terreno ideal para reviravoltas na reta final. Em 2018, o então candidato Wilson Witzel aparecia com 1% das intenções de voto a esta altura da disputa pelo governo do Rio, enquanto 30% dos eleitores não tinham candidato. Ele só disparou às vésperas da votação e conseguiu vencer no segundo turno.

Alguns estados reproduzem as condições de jogo aberto em 2022. No Rio e em São Paulo, 35% dos entrevistados estão indecisos ou declaram voto em branco ou nulo. Os números tendem a cair, porque mesmo os eleitores que agora parecem frustrados devem escolher um nome.

O que as pesquisas indicam, por outro lado, é que a eleição deste ano deve ser mais confortável para os candidatos à reeleição nos estados.

Em 2018, só 10 dos 20 governadores que disputaram um segundo mandato venceram. Agora, eles lideram 15 das 18 corridas pesquisadas pelo Ipec nesses casos. Em Rondônia e no Amazonas, estão empatados em primeiro lugar, enquanto o paulista Rodrigo Garcia corre o risco de ficar fora do segundo turno.

O cenário atual também favorece veteranos: ACM Neto (BA), Clécio Luis (AP), André Puccinelli (MS), Marília Arraes (PE) e Fernando Haddad (SP) lideram em seus estados. É um sinal de que o eleitor se aproxima de nomes conhecidos, mas pode não ter feito uma escolha definitiva.

Tanto a onda pró-reeleição como a apatia de parte dos eleitores ajudam a explicar por que as disputas locais não registraram uma disparada significativa de candidatos apoiados por Lula ou Jair Bolsonaro. Apesar de exceções como Tarcísio de Freitas (SP), o recall e a máquina dos governadores parecem pesar mais até aqui do que a força dos padrinhos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.