Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Lula mantém queda de braço com centrão por agenda econômica

Presidente compra novo constrangimento público com o grupo para destravar medidas de redistribuição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lula lançou o Congresso contra a parede para destravar uma pauta que ele trata como prioridade. O presidente reforçou uma plataforma de redistribuição de renda, defendeu propostas que ampliam a taxação dos mais ricos e disse que deputados e senadores "não votam a favor dos interesses da maioria do povo".

"Eu espero que o Congresso Nacional, de forma madura, ao invés de proteger os mais ricos, proteja os mais pobres", disse o petista nesta terça (29). "Vamos fazer esse debate para a sociedade perceber quem é que está do lado de quem."

O alvo de Lula é o mesmo centrão que está prestes a entrar no governo. Apesar do acordo, o petista recebeu todos os sinais de que a turma que dá as cartas no Congresso está ansiosa para extrair benefícios da parceria, mas não vai se converter a todos os itens da agenda do presidente.

O petista viu o centrão apoiar propostas que contavam com a boa vontade de operadores econômicos, mas trata essa aliança como adversária de uma política redistributiva que ele levantou na campanha e pretende imprimir como marca do mandato.

Lula fez as contas para que o reajuste do salário mínimo e a ampliação da isenção do Imposto de Renda coincidissem com o envio ao Congresso de propostas para taxar aplicações fora do país e os rendimentos dos chamados super-ricos. A ideia era mostrar que a agenda econômica do governo pode superar uma fase de ajustes e alcançar o que os petistas descrevem como justiça social.

O presidente sabe que o centrão não votaria contra medidas populares como o aumento do salário mínimo, mas esses parlamentares têm resistências nada discretas à tributação dos mais ricos. Sem poder suficiente para fazê-los mudar de ideia, Lula usa a arma do constrangimento público e recorre à conhecida cartilha da disputa de classes.

Ao pressionar os parlamentares, o presidente reconhece que governo e centrão devem viver uma queda de braço permanente. A flutuação da popularidade de Lula pode favorecer um ou outro lado da briga.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.