Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu Argentina América Latina

Em flerte final com Milei, Argentina encara o mito da moderação

Ultradireitista só vencerá se tiver apoio de políticos e eleitores dispostos a endossá-lo como um cheque em branco

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após o primeiro turno, Javier Milei se reuniu em segredo com Mauricio Macri. O ultradireitista pediu (e levou) o apoio do ex-presidente argentino, que indicou economistas para a campanha do aliado. No jantar, falou-se de um governo de cooperação em caso de vitória, mas Milei se esquivou desse plano em público.

O candidato populista passou a última etapa da campanha na Argentina encenando o conhecido espetáculo de equilibrismo dos histriões da política. Buscou o abraço do establishment de direita e tentou envernizar um programa de governo explosivo, mas teve o cuidado de não afastar o eleitorado que se deixou seduzir pelo barulho original.

Houve quem comprasse o mito da moderação. Terceira colocada na votação de outubro, Patricia Bullrich explicou seu apoio a Milei como se apostasse que ele é apenas um exibicionista que não fará o que diz.

A ex-ministra argumentou que as propostas de Milei para liberar armas e a venda de órgãos haviam sido distorcidas. Em entrevista ao jornal O Globo, ela ainda tratou como fantasia a ideia da dolarização, ponto-chave da agenda econômica do político ultraliberal. "Temos um olhar mais real sobre o tema", declarou.

Javier Milei, candidato à presidência da Argentina, ao lado da ex-ministra Patricia Bullrich - Matias Baglietto/REUTERS

A direita tradicional passa um pano para Milei com o objetivo de ocupar espaços no poder caso ele seja eleito. O candidato e sua turma, no entanto, não escondem quem vai se sentar à mesa nessa coalizão.

A próxima vice-presidente poderá ser uma apologista da ditadura militar argentina. Um dos principais deputados eleitos no grupo de Milei já defendeu o uso das Forças Armadas para conter eventuais protestos contra o ajuste econômico feito por um futuro governo. O próprio candidato chegou à reta final da campanha espalhando suspeitas de fraude nas urnas, sem apresentar provas.

Muitos eleitores de Milei estão dispostos a comprar seus delírios pelo valor de face. Mas o ultradireitista só terá a maioria dos votos neste domingo se conseguir o apoio daqueles que estiverem dispostos a endossá-lo como um cheque em branco.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.