Bruno Molinero

Coluna editada por Bruno Molinero, repórter de livros e mercado editorial da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Molinero
Descrição de chapéu Livros

Rafael quem?, perguntam autores no Jabuti sobre cotado para a Biblioteca Nacional

Seguidor de Olavo de Carvalho, Rafael Nogueira é cotado para presidência da instituição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nunca ouvi falar. Não sei quem é. Esse nome não me é estranho, mas não lembro. Não tenho ideia. Rafael quem?

Assim foi recebido o nome de Rafael Nogueira nos bastidores da cerimônia do prêmio Jabuti, na noite desta quinta-feira (28). Seguidor de Olavo de Carvalho e cotado pelo governo para assumir o comando da Biblioteca Nacional, Nogueira gerou interrogações entre autores e editores. 

O autoproclamado “aspirante a filósofo” era um completo desconhecido no maior prêmio literário brasileiro —embora seu nome já corresse pelos corredores de Brasília como possível presidente de uma das principais instituições culturais do país, fato que fez a atual presidente da biblioteca, Helena Severo, pôr seu cargo à disposição

Até o fechamento da coluna, ainda não havia confirmação nem data de nomeação.

Ao serem informados de que Nogueira é um nome ligado ao movimento conservador, simpático à monarquia e que defendeu Augusto Nunes na agressão ao jornalista a Glenn Greenwald, os autores e editores fizeram cara feia. Mas muitos disseram que esperariam sua nomeação para se manifestarem.

Rafael Nogueira Conferência conservadora Cpac
Rafael Nogueira na Conferência de Ação Política Conservadora, em outubro deste ano - Bruno Santos/Folhapress

LÁ FORA O escritor Sérgio Medeiros viaja aos Estados Unidos para falar sobre seus poemas visuais e escritos em uma série de encontros. A turnê está marcada para janeiro. Nos dias 29 e 30, ele visita o Smith College e participa de leituras e de uma exposição de sua obra, incluindo alguns poemas inéditos que farão parte de uma obra prevista para março do ano que vem.

LÁ FORA 2 Já no outro lado do Atlântico, a quarta edição das Jornadas Internacionais José Saramago ocorre entre esta segunda (2) e quarta-feira (4), na Universidade de Vigo. É possível acompanhar a programação ao vivo no site da instituição: tv.uvigo.es.

UM SONHO Clássico de Martin Luther King, “Porque Não Podemos Esperar” vai ser reeditado pela Faro Editorial no primeiro semestre de 2020. O título saiu no ano de seu assassinato, em 1968, e fala de
 busca por igualdade, direito ao voto e o fim da segregação em escolas e universidades.

LIVRO MUSICAL Não é um show, é um espetáculo de poesia. É assim que Ademir Assunção define a apresentação “Zona de Confronto”, que ocorre em São Paulo no domingo da semana que vem (8), no Sesc Belenzinho. Com a banda Buena Onda Reggae Club, o autor apresenta poemas inéditos que sairão em disco e em livro no ano que vem.

NOVAS HQS A revista Parafuso 1, publicação de quadrinhos experimentais organizada por Jão com 12 artistas, é lançada neste sábado (30).

Ilustração de Ing Lee para a revista de quadrinhos Parafuso 1
Ilustração de Ing Lee para a revista de quadrinhos Parafuso 1 - Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.