Bruno Molinero

Coluna editada por Bruno Molinero, repórter de livros e mercado editorial da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Molinero
Descrição de chapéu Livros

Impasse do plano municipal do livro de SP ganha novo capítulo

'Minha prioridade são as editoras independentes', diz Daniel Fuentes, nome mais votado para o conselho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"As editoras independentes são menos ouvidas do que deveriam. Quero ser um elo entre elas e o poder público", diz Daniel Fuentes. Presidente do Instituto Hilda Hilst, ele deve ser confirmado como um dos novos conselheiros do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de São Paulo.

Instituído por uma lei promulgada pelo ex-prefeito Fernando Haddad no fim de 2015, o plano estabelece uma série de objetivos e metas para as políticas públicas do livro e da leitura na cidade. Para isso, um conselho foi criado para discutir e acompanhar essas iniciativas da prefeitura.

A eleição dos novos membros ocorreu no último sábado (9), na biblioteca Monteiro Lobato, quando pessoas enfrentaram filas de mais de uma hora para votar nos seus representantes. No total, 225 votos foram contabilizados —Fuentes recebeu 66 deles, o que praticamente o garante como conselheiro. O resultado oficial só será publicado no Diário Oficial no próximo dia 25.

Daniel Fuentes na Casa do Sol, onde morou a escritora Hilda Hilst
Daniel Fuentes na Casa do Sol, onde morou a escritora Hilda Hilst - Marlene Bergamo/Folhapress

Essa votação é o novo capítulo de uma novela que se arrasta desde 2016, data em que o primeiro conselho foi escolhido. Mas, quando João Doria assumiu a prefeitura e escolheu André Sturm como seu secretário de Cultura, em 2017, um decreto extinguiu o grupo.

Em seu lugar, foi nomeada uma nova composição, chamada de "conselho de notáveis" e formada por escolhidos da prefeitura. Composta por 12 pessoas, a nova formação se reuniu pela primeira vez em fevereiro de 2018 —e, depois disso, mal se encontrou.

Foi esse conselho que acabou desfeito e que será substituído pelas pessoas eleitas na última semana. "Vamos acompanhar para que o novo grupo não seja dissolvido", diz Fuentes. E para que a lei, prestes a completar quatro anos, seja finalmente cumprida.

PRÊMIO NEGRO Fabiana Cozza vai se apresentar no prêmio Jabuti deste ano. Com a cantora, a curadoria do evento evidencia ainda mais a valorização de artistas negros na programação —a homenageada desta edição é Conceição Evaristo, enquanto Lázaro Ramos será o apresentador. A cerimônia está marcada para 28 de novembro.

FILHO DE PEIXE Joe Hill, filho de Stephen King, terá o seu livro "Full Throttle" publicado no ano que vem no Brasil pela HarperCollins. Um dos contos da obra, feito a quatro mãos com King, inspirou o filme "Campo do Medo", que pode ser visto na Netflix.

Dom Helder Camara recebe o então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva em sua casa
Dom Helder Camara recebe o então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva em sua casa - Reprodução

VIDA FOTOGRAFADA A foto acima mostra encontro de dom Hélder Câmara (1909-1999) com Lula, em 1979, em imagem do livro 'Santo Revelado', fotobiografia do arcebispo publicada pela editora Cepe.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.