Catarina Rochamonte

Doutora em filosofia, pós-doutoranda em direito internacional e autora do livro 'Um Olhar Liberal Conservador sobre os Dias Atuais'

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Catarina Rochamonte
Descrição de chapéu Folhajus congresso nacional

Atos secretos, atores corruptos

Câmara e Senado estabeleceram o poder de utilizarem verbas públicas sem dar satisfação ao público

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Que um Parlamento destine a si mesmo verbas bilionárias para serem distribuídas entre deputados e senadores de forma secreta e discricionária por um colega relator é, além de imoral, inconstitucional.
A institucionalização da compra de votos por meio da esbórnia orçamentária possibilitada pelas emendas do relator (emendas RP-9) que direcionaram verbas do orçamento secreto fere os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência que a administração pública deve obedecer.

Por isso mesmo a ministra Rosa Weber, do STF, suspendera tais emendas, exigindo transparência sobre a verba assim liberada nos últimos dois anos. Em resposta, o presidente da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, assinaram e mandaram publicar um ato conjunto que, em frontal desrespeito à Suprema Corte, afirmava que o Congresso Nacional manteria em segredo os nomes dos parlamentares beneficiados. Chamados a convalidar o ato dos presidentes, os nobres parlamentares estabeleceram para si mesmos —por um placar de 268 a 31 na Câmara e 34 a 32 no Senado— o poder de se utilizarem de verbas públicas sem dar satisfação ao público.

Logo depois, em uma reviravolta risível, Pacheco tentou atenuar o ato abusivo e afrontoso mandando um ofício a Rosa Weber no qual informa que o Legislativo tentará detalhar a indicação das emendas, mas que talvez não logre êxito. Esclarece ainda que o tempo de embromação de que precisa para não entregar o que não prometeu são 180 dias.

Enquanto isso, a PF espreita alguns segredos do Orçamento. Olhando pelas brechas abertas pelas investigações policiais e pela cobertura da imprensa, já vimos o "tratoraço" e agora vemos pilhas de dinheiro nas mãos do deputado Josimar de Maranhãozinho, um dos chefes do PL, o novo partido de Bolsonaro.

As dezenas de bilhões distribuídos sem critério técnico e sem transparência servirão para reeleger os donos desse circo onde nós pagamos para sermos palhaços.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.