Cecilia Machado

Economista-chefe do Banco BoCom BBM, é doutora em economia pela Universidade Columbia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Cecilia Machado

Mérito de políticas públicas não justifica desrespeitar regras fiscais

Modo de poupança para incentivar conclusão do ensino médio põe em xeque seu sucesso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É meritória a discussão sobre políticas públicas elaboradas para combater a evasão e o abandono escolar. Os indicadores disponibilizados pelo Instituto de Mobilidade e Desenvolvimento Social mostram que o problema está concentrado no ensino médio, incide mais que proporcionalmente na população negra e é mais evidente na rede de ensino pública, especialmente nas escolas de nível socioeconômico baixo.

Considerando que a conclusão do ensino médio tem impactos positivos sobre salários e empregabilidade, priorizar políticas públicas que revertam esse quadro tem enorme potencial para aumentar a produtividade do trabalho, o crescimento da economia e a redução das desigualdades.

Nesse sentido, a recém-instituída poupança de incentivo à permanência e conclusão escolar para estudantes do ensino médio é uma política que pode se mostrar capaz de mobilizar os alunos a concluir seus estudos através de recompensas financeiras.

Alunos do ensino médio chegam para primeiro dia do Enem, em Cidade Dutra - Rubens Cavallari/Folhapress

Mas, ainda que haja mérito nessa proposta, a forma através da qual a poupança de incentivo à conclusão do ensino médio está sendo estruturada põe em xeque seu sucesso, seja em razão de sua implementação, seja por causa de seu financiamento.

Até o momento, sabe-se apenas que a elegibilidade se dará entre jovens de baixa renda regularmente matriculados no ensino médio nas redes públicas de ensino, pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e elegíveis ao Bolsa Família, mas parâmetros específicos seguem largamente desconhecidos, como os valores, as formas de pagamento, as condicionalidades e a operacionalização da poupança para esses jovens.

Sabe-se, por exemplo, que um pagamento retido, feito ao final do ano letivo, é mais eficaz para a acumulação de capital humano que pagamentos frequentes feitos ao longo do ano, mostrando que dois programas podem ter resultados distintos mesmo quando seus orçamentos são iguais.

E, mesmo que o incentivo financeiro estimule a conclusão do ensino médio, a evasão escolar também está associada a percepções equivocadas sobre a importância do que se aprende nesse estágio educacional e ao valor que a formação agrega à trajetória profissional dos jovens, abrindo espaço para que ações direcionadas à reformulação de currículos e a melhorias de gestão nas escolas sejam consideradas de forma alternativa.

Com relação ao orçamento destinado ao programa, a proposta encaminhada pelo governo abre espaço para que esse gasto seja excluído das regras do novo arcabouço fiscal ao permitir que o programa seja financiado fora do orçamento público.

A intencionalidade do governo nessa manobra traz consequências deletérias para a credibilidade das regras fiscais, ainda que seja possível reverter os dispositivos que autorizam a excepcionalidade na análise que será feita pela Câmara.

Ela revela a baixa disposição do governo em respeitar regras que ele próprio criou e reforça a visão de que eventuais dificuldades no cumprimento do resultado primário prometido serão contornadas através de interpretações criativas que limitam o contingenciamento de despesas ou mesmo através da própria mudança da meta de primário, conforme se vê em discussões recentes.

É um erro acreditar que a expansão do orçamento sem atenção aos detalhes de implementação de uma nova política pública e sem considerações sobre alternativas mais eficazes para alcançar o objetivo desejado trará resultados, especialmente quando a expansão dos gastos impõe custos para a credibilidade fiscal.

O mérito de um programa não pode ser motivo para abrir exceções na regra fiscal. Pois, se gastos meritórios passassem a receber fonte de financiamento independente e fora da regra fiscal, nada restaria dentro dela. Afinal, todo gasto público é (ou deveria ser) meritório.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.