Celso Rocha de Barros

Servidor federal, é doutor em sociologia pela Universidade de Oxford (Inglaterra) e autor de "PT, uma História".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Celso Rocha de Barros
Descrição de chapéu América Latina Venezuela

Maduro virou problema para Lula

Guerra seria desastre para o Brasil e para integração sul-americana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nicolás Maduro está criando problemas sérios para Lula.

No curto período de dois meses, o presidente venezuelano rompeu o acordo que havia celebrado com a oposição e começou uma campanha pela anexação de até 75% da Guiana.

Maduro e Lula durante encontro em Brasília - Ueslei Marcelino - 29.mai.23/Reuters

Lula havia visto com entusiasmo o acordo de Barbados, assinado em outubro entre Maduro e a oposição venezuelana, sob mediação norueguesa. O acordo previa eleições limpas para presidente em 2024 em troca de retirada das sanções econômicas americanas contra a Venezuela.

Semanas depois do acordo, a Suprema Corte venezuelana, retrato do que seria o STF brasileiro se o golpe de Bolsonaro tivesse funcionado, declarou nulas as primárias realizadas pela oposição para escolher sua candidata.

Pouco depois, Maduro iniciou uma campanha pela retomada do Essequibo, território que corresponde a quase toda a Guiana. A Venezuela argumenta que perdeu o Essequibo no século 19 por mutreta do Império Britânico. Não duvido que seja verdade.

Sobre isso, entretanto, deve-se dizer duas coisas: em primeiro lugar, Essequibo foi colonizado por holandeses e ingleses desde bem antes do século 19 (e nenhuma das partes deu muita bola para a opinião dos indígenas).

Em segundo lugar, a Guiana existe como país independente há mais de 50 anos, com uma língua diferente da Venezuela (inglês), sua própria cultura –grande parte da população é de origem hindu– e uma fortíssima tradição de afirmação nacional diante do imperialismo.

A luta pela independência foi conduzida pelo Partido Popular Progressista (o mesmo do atual presidente da Guiana). Em sua origem, e por muitos anos, o PPP foi abertamente socialista. Isso rendeu à Guiana atritos graves com americanos e britânicos.

A anexação do Essequibo, na prática, extinguiria a Guiana. Isso ocorreria justamente no momento em que o país parece ter uma chance de se desenvolver com as grandes descobertas de petróleo em sua costa. É possível que os guianenses desperdicem essa chance? Sem dúvida. Mas quem são os venezuelanos para falar disso? Ou, aliás, os brasileiros?

Por enquanto, a declaração de soberania da Venezuela sobre Essequibo é tão baseada na realidade quanto a decisão de Juan Guaidó de se autodeclarar presidente da Venezuela em 2019.

A maioria dos especialistas acha que a Venezuela não vai invadir a Guiana. A atual escalada retórica serviria apenas para criar uma causa que unifique os venezuelanos. Afinal, a oposição venezuelana também apoia a anexação.

Essa foi a primeira vitória de Maduro: expôs um lado da oposição venezuelana que deve atrair pouca simpatia da opinião pública ocidental.

Para o Brasil, uma guerra seria um desastre. Atrasaria por anos a integração regional, desperdiçaria a vantagem comparativa latino-americana de relativa estabilidade geopolítica, geraria ondas de refugiados e, no pior cenário, exigiria a intervenção militar brasileira. Trazer os militares de volta ao centro do debate nacional tão cedo após a derrota do bolsonarismo seria arriscado.

Nos próximos anos, o governo do PT talvez tenha que lidar com Milei na Argentina, Trump nos Estados Unidos e a crise de Maduro. Aos poucos, vai ficando claro para Lula o quanto o mundo piorou desde a última vez que ele foi presidente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.