Cláudia Collucci

Jornalista especializada em saúde, autora de “Quero ser mãe” e “Por que a gravidez não vem?”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Cláudia Collucci
Descrição de chapéu

Algum presidenciável encampará ideia de privatização do SUS?

Proposta de criação de um novo sistema de saúde acirra briga na saúde

O cenário eleitoral continua bem indefinido, muita água deve rolar nos próximos quatro meses, mas certamente a saúde continuará sendo um tema-chave das campanhas políticas. Em outubro, o país também vai comemorar 30 anos da promulgação da Constituição Federal e da criação do SUS (Sistema Único de Saúde). 

Estou muito curiosa para saber quais propostas devem surgir em relação ao futuro do SUS, especialmente neste cenário de cortes de gastos públicos, e se algum presidenciável irá encampar a ideia da iniciativa privada de criação de um novo sistema de saúde. 

Recepção do hospital público Cândido Fontoura, na zona leste de São Paulo - Rivaldo Gomes/Folhapress

O assunto é um barril de pólvora. Já vem sendo articulado há anos e veio à tona em abril último, quando a Febraplan (Federação Brasileira de Planos de Saúde) realizou um evento em Brasília para propor a substituição do SUS pelo "novo sistema de saúde".

Segundo projeto apresentado, até 2038, apenas 50% da população teria acesso ao SUS. A outra parcela seria obrigada a contratar um plano privado ou pagar exames e consultas particulares caso precise de atendimento médico.

A proposta remete ao cenário de 30 anos atrás, pré Constituição Federal, em que a saúde não era um direito garantido a todos. A assistência médica era privilégio de quem podia pagar por ela e dos trabalhadores com carteira assinada e seus dependentes. O restante da população era tratado como "indigente". Às vezes, conseguia alguma assistência por meio das instituições de caridade.

Muitos não levaram a sério o evento da Febraplan porque ela não tem grande representatividade no mercado de planos de saúde. Alguns, porém, acham que o ato foi uma espécie de "boi de piranha" da iniciativa privada para sentir a reação da sociedade e planejar os próximos passos.  

Na semana passada, a polêmica foi reacendida com a publicação na Folha do artigo de Claudio Lottenberg, presidente do UnitedHealth Group Brasil e do Instituto Coalização Saúde, com réplica de Mario Scheffer, professor da USP e vice-presidente da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva). 

Ambos os artigos produziram intensas manifestações. De um lado, há os que viram na fala de Lottenberg mais uma prova de que o setor suplementar se articula para privatizar o SUS. Do outro, os que acusam Scheffer de expor uma ideologia retrógrada que não deixa o país avançar em soluções para saúde.

Os dois textos trazem reflexões interessantes. Lottenberg fala, por exemplo, dos benefícios da digitalização e da telemedicina, que proporciona eficiência, ganhos de produtividade e economia, e de como o país está atrasado nesse campo.

O que despertou a ira da saúde coletiva, porém, foi o trecho em que ele diz que o "Estado tem a responsabilidade de criar os elementos facilitadores para atrair ainda mais a iniciativa privada disposta a enfrentar o desafio de desenvolver e construir um novo sistema de saúde para o Brasil".

Scheffer rebateu o artigo dizendo que "o que executivos e entidades de planos de saúde, hospitais particulares, medicina diagnóstica, organizações sociais, indústria farmacêutica e de equipamentos querem é mais recursos públicos para seus negócios privados."

Discorreu sobre a histórica aproximação de governos com o segmento privado que pouco contribuiu para viabilizar o SUS constitucional. De Sarney a Temer, todos sem exceção contribuíram para que recursos públicos fossem desviados do SUS para o setor privado de saúde.

A oposição entre a militância do SUS e o setor privado da saúde é histórica. Os próprios artigos 196 e 199 da Constituição ("saúde é um direito de todos e dever do Estado" e "a saúde é livre à iniciativa privada, respectivamente) são frutos da mobilização e do lobby do Movimento da Reforma Sanitária e o setor privado (planos de saúde, medicina de grupo e cooperativas médicas), respectivamente.

Em artigo publicado na "Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade", os médicos Gustavo  Gusso, Daniel Knupp, Thiago Trindade, Nulvio Lermen Junior e Paulo Poli Neto trazem um bom debate sobre o tema e propõem as "bases para um novo sanitarismo".

Lembram que o sanitarismo brasileiro apesar de ser "irrealisticamente estatizante" e "desconectado dos princípios que norteiam os principais sistemas de saúde do mundo, como a integração do sistema com financiamento público com o setor privado", evitou que o SUS brasileiro fosse americanizado ou mercantilizado por completo.

Mas questionam o conceito de "saúde como um direito" dado que a própria definição de saúde é motivo de intermináveis debates. Defendem que o que deve estar garantido na Constituição é que "serviços de saúde custo efetivos são um direito da população". Aliás, é assim que funciona em países com sistemas universais de saúde, como Inglaterra, Canadá, Portugal e Costa Rica. Nenhum promete entregar tudo para todos.

Tendo a concordar com a conclusão dos autores: "Não se pode viver de crenças e ideologias que ficaram no passado e que paradoxalmente alimentam o perverso e o oposto. Atualmente, a população chegou a uma situação limite no Brasil em que o principal incentivador do serviço público é o privado e do serviço privado é o público. A solução não é financiar os dois".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.