Clóvis Rossi

Repórter especial, foi membro do Conselho Editorial da Folha e vencedor do prêmio Maria Moors Cabot.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Clóvis Rossi
Descrição de chapéu Coreia do Norte

Cúpula histórica, resultado nem tanto

Comunicado final do encontro entre líderes das duas Coreias não especifica nada

Que a cúpula entre os presidentes das duas Coreias foi um evento histórico não cabe dúvida. O fato de um governante norte-coreano ter, pela primeira vez, pisado o solo do vizinho tem por si só grande valor. Mas daí a imaginar que o encontro terá de fato a consequência desejada —desnuclearizar a península coreana— vai uma boa distância.

O comunicado final, no item relativo a esse ponto, é um primor de linguagem diplomática, aquela que diz muito mas não especifica nada.

 

Primeiro, porque os dois lados “confirmam a meta comum de tornar nuclear-free a península coreana". Ou seja, a meta era pré-existente e nunca foi alcançada.

Segundo, porque se comprometem a “levar adiante seus respectivos papeis e responsabilidades a esse respeito” (a “completa desnuclearização"). Ou seja, não ainda trabalhar para definir o que é a desnuclearização.

Por fim, remetem a concretização da meta “ao apoio e cooperação da comunidade internacional".

Faz sentido: como escreveu antes mesmo da cúpula Scott Snyder, pesquisador de Estudos Coreanos do Council on Foreign Relations, “a Coreia do Norte tradicionalmente reservou o tema da desnuclearização para ser fechado com os Estados Unidos. O que significa que a Coreia do Sul pode apoiar um diálogo sobre desnuclearização com a Coreia do Norte, mas nunca pode liderar tal diálogo".

Logo, o ponto central do encontro fica transferido para o encontro que. Kim Jong-un terá em breve com Donald Trump.

Nele é que se verá se o ditador norte-coreano aceita de fato jogar fora as suas armas nucleares, até aqui vistas como a única maneira de evitar que seu regime seja decapitado, como aconteceu, por exemplo, com Gaddafi na Líbia e Saddam Hussein no Iraque. Ou se Trump concorda em que a Coreia do Norte apenas congele o programa nuclear no ponto em que está, sem novos avanços, e ainda assim proclame vitória, bem ao seu estilo triunfalista e fátuo.

De concreto, portanto, na cúpula desta sexta-feira, há um ponto importante: jamais se montou, desde a guerra, um programa de cooperação entre as duas Coreias como o anunciado agora. O que tem um porém importante: fica claro que a divisão das Coreias é uma realidade que não será desfeita em curto ou médio prazo, com ou sem armas nucleares na península.

Não deixa de ser uma vitória para Kim se se considerar que o Sul sempre trabalhou com a hipótese de uma reunificação mais cedo do que tarde.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.