Dan Ariely

Professor de economia comportamental e psicologia na Universidade Duke (EUA), autor de “Previsivelmente Irracional”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Dan Ariely

Sobre sistemas de incentivo, amigos pontuais e eleitores motivados

Motivação de funcionários medianos também contribui para os resultados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Querido Dan,

Eu trabalho para uma empresa de tecnologia e nossas avaliações de desempenho estão chegando em breve. Os resultados são usados para determinar quem receberá um bônus. Infelizmente, meu desempenho geralmente está no meio do pelotão e ainda não recebi um. Entendo a lógica de dar bônus aos funcionários mais produtivos, mas não posso deixar de me sentir decepcionado e desmotivado o que torna minhas chances de obter um bônus ainda mais baixas. Você acha que essas gratificações são uma boa maneira de motivar os funcionários?

—Kayla

Os bônus são um tópico mais complexo do que a maioria das pessoas pensa, e certamente não é o caso de eles sempre levarem a um melhor desempenho. Alguns anos atrás, eu e meus colegas trabalhamos com uma grande empresa que dava aos seus principais funcionários bônus semanais, o que podia representar até 30% de sua renda. Obviamente, os bons funcionários recebiam os bônus semana após semana, enquanto os não tão bons não recebiam nada.

Ao alterar a maneira como o desempenho foi calculado, permitimos que os funcionários médios ganhassem bônus de tempos em tempos. O resultado foi que a produtividade geral da empresa aumentou. Por quê? Porque a motivação dos funcionários medianos contribui significativamente para os resultados. Um bom sistema de incentivos deve levar em consideração o fato de que se sentir valorizado e reconhecido é importante para todos.


Querido Dan,

Eu tenho um amigo querido que sempre se atrasa. Adoro passar um tempo com ele, mas não posso deixar de me sentir ofendido enquanto espero em um bar barulhento o meu amigo chegar. Ele costuma aparecer depois de meia hora com uma desculpa elaborada sobre o carro que enguiçou ou um problema com seu cachorro. Sua companhia é tão divertida que acabo por perdoá-lo, mas esse padrão de me deixar esperando é realmente frustrante. O que eu posso fazer?

—Charles

Infelizmente, esperar o seu amigo aparecer provavelmente reforça o comportamento dele. Eu sugeriria estabelecer um prazo estrito e cumpri-lo, embora isso possa causar algum atrito inicialmente. Quando você marcar alguma coisa com ele, avise que você só esperará por 10 minutos; se ele não aparecer até lá, vá embora. Com o tempo, isso deve ensinar seu amigo a ser mais pontual, o que ajudará o relacionamento dele com você —e talvez com os outros também.


Querido Dan,

Muitos de meus amigos e colegas de trabalho dizem que se preocupam com o voto, mas seu histórico irregular sugere o contrário. Como posso convencê-los a sair e votar nas próximas eleições?

- Geórgia

Meu palpite é de que seus amigos não estão mentindo para você —eles se preocupam com o voto e podem até planejar votar. Mas no dia da eleição, eles são impedidos por outras obrigações. Para mudar suas prioridades, eu tentaria fazer do processo de votação um evento social. Convide seus amigos e colegas de trabalho para se encontrarem em um bar ou restaurante perto do local de voto e, quando eles aparecerem, diga a eles que você está comprando cerveja apenas para pessoas que já votaram. Incentive-os a ir às urnas em pequenos grupos e voltar rapidamente. Ao combinar diversão e responsabilidade pessoal, você tornará a votação muito mais atraente.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.