Deirdre Nansen McCloskey

Economista, é professora emérita de economia e história na Universidade de Illinois, em Chicago

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Deirdre Nansen McCloskey
Descrição de chapéu juros Selic Banco Central

O Federal Reserve e as taxas de juros pelo mundo

O banco central dos EUA não define as taxas de juros mundiais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Você pode ter ouvido falar sobre a falência de alguns bancos comerciais aqui nos Estados Unidos.
A "culpa" está sendo atribuída ao banco central dos EUA, o Federal Reserve.

Eu tenho dito que a maior parte das coisas em que as pessoas acreditam sobre a economia está errada. Então vejamos.

Os bancos apostaram em taxas de juros variando em torno de 1% ao ano. Nesse caso, uma promessa de pagar, digamos, US$ 100 por ano é muito valiosa. O preço atual da promessa, um título, é portanto alto.
Entretanto, quando as taxas de juros são mais altas, o fluxo futuro de US$ 100 por ano passa a ser, obviamente, bem menos atraente.

É como a sua casa. Quando as taxas de juros sobem, a sua casa não é tão valiosa porque o fluxo futuro de uso dela é mais "descontado".

Com altas taxas de juros, é melhor que você coloque o seu dinheiro nesses ativos de alto rendimento. O título tem que render o que outros ativos remunerados rendem.

Fachada do Federal Reserve, o banco central dos EUA - Jonathan Ernst - 31.jul.13/Reuters

Os bancos que estavam supercomprometidos com as taxas de juros de 1% descobriram de uma forma repentina, no final de 2022, que os títulos que eles detinham como ativos haviam baixado drasticamente de preço.

A lógica do título está correta.

Mas então dizem que o Federal Reserve elevou a taxa de juros para 3%, 4% ou 5%. É um absurdo. O banco central dos Estados Unidos não "define taxas de juros".

Você pode verificar isso muito mais facilmente observando o histórico recente das taxas de juros existentes em todo o mundo.

Elas se movem juntas. Por quê? Porque as pessoas são sensatas.

E se o Brasil está pagando 15% de juros enquanto os Estados Unidos estão pagando 4%, as pessoas preferem colocar o seu dinheiro no Brasil até que os juros dos dois países convirjam.

Se eles não convergirem, é apenas porque as pessoas não acreditam que o Brasil vá pagar ou então que a sua taxa de câmbio irá se desvalorizar para baixar a taxa de juros efetiva em dólar. O Zimbábue paga taxas de juros anuais de 250% sobre seus títulos.

E daí? O Federal Reserve não define as taxas de juros mundiais, e as taxas de juros mundiais aumentaram acentuadamente desde 2022.

O Federal Reserve não tem nada a ver com isso. Os Estados Unidos são grandes, mas não o suficiente para "definir" taxas de juros. Toda a conversa sobre o que o Fed fez ou fará com as taxas de juros é economia ruim.

O rabo não abana o cão.

O Federal Reserve não teve culpa. Mas também não pode controlar a inflação mundial ou a norte-americana.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.