Deirdre Nansen McCloskey

Economista, é professora emérita de economia e história na Universidade de Illinois, em Chicago

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Deirdre Nansen McCloskey

Henry Mencken e seu pessimismo sobre a democracia

Lliberalismo não é conservadorismo nem progressismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As únicas coisas boas que saíram de Baltimore, esta cidade de terceira categoria, Baltimore, em Maryland (nordeste dos Estados Unidos), são as tortas de caranguejo, a série de TV "A Escuta", a Universidade Johns Hopkins e Henry L. Mencken.

Henry Mencken (1881-1956) já foi traduzido para o português? Se não foi, deveria ser. Enquanto isso, você precisa recorrer aos inúmeros sites de citações.

Mencken era um pessimista, por exemplo, sobre a democracia. "Democracia é a teoria de que as pessoas comuns sabem o que querem e merecem obter o que querem de uma vez por todas."

Bem, sim. Veja o protecionismo, o nacionalismo e a Petrobras.

"À medida que a democracia se aperfeiçoa, o cargo de presidente representa, cada vez mais de perto, a alma do povo. Em algum grande e glorioso dia, o povo simples da terra finalmente alcançará o desejo de seu coração e a Casa Branca será adornada por um completo idiota."

Bem, sim. Veja Donald Trump e Jair Bolsonaro.

Donald Trump e Jair Bolsonaro em fotos de 2018 - Mandel Ngan e Nelson Almeida/AFP

O perigo é que tal cinismo pode levar ao fascismo. Henry Mencken chegou perto.

Mas os grandes escritores pessimistas, como Giacomo Leopardi (1798-1837) ou Arthur Schopenhauer (1788-1860), nos prepararam para as decepções da vida.

Uma coletânea póstuma das opiniões de Leopardi começa com "O mundo é uma liga de canalhas". E, na sequência, ele oferece vários bons motivos para concordarmos com ele.

O político conservador é pessimista porque o mundo muda —principalmente desde 1800— e ele não gosta disso. Mulheres trabalhando. Gays fora do armário...

A reação da socialista, estranhamente, é um pânico semelhante sobre o mundo em mudança. "Estabeleça o futuro", ela clama, com política, planejamento, regulamentação, gerenciamento.

Mencken tinha uma teoria para explicar por que um Estado moderno tira tanto de Maria para dar a João.

"Socialismo é a teoria de que o desejo de um homem de obter algo que ele não possui é mais agradável a um Deus justo do que o desejo de outro homem de manter o que ele possui."

Mas eu tenho dito a vocês que o verdadeiro liberalismo não é nem conservadorismo nem progressismo; nem é um amor de direita ou de esquerda pelo Estado.

Ao contrário da forma como a palavra é usada em vosso país, e em sentido oposto ao usado no meu, o liberal convida ao futuro da liberdade, mesmo que seja incerto.

Mencken também tinha uma frase para isso: "O homem realmente civilizado é sempre cético e tolerante (...). Sua cultura se baseia em ‘não tenho muita certeza’". Bem, sim.

Tradução de Luiz Roberto Gonçalves

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.