Deirdre Nansen McCloskey

Economista, é professora emérita de economia e história na Universidade de Illinois, em Chicago

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Deirdre Nansen McCloskey
Descrição de chapéu tecnologia

Deixe meu povo partir

Para que um país prospere plenamente, os trabalhadores devem poder se movimentar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para que um país prospere plenamente, os trabalhadores devem poder se movimentar. Claro. Sob a servidão medieval, supunha-se que os camponeses estivessem "ligados à terra". A terra não pode se mover. Portanto, os trabalhadores deviam ficar congelados no lugar. A erudição histórica moderna mostrou que isso não é totalmente verdade, especialmente na Europa Ocidental. Mas, de qualquer forma, a mobilidade estava um tanto obstruída. Isso não é bom.

Na escola, você também aprendeu sobre a escravidão e como ela mancha a história do seu país e do meu. Os senhores do Brasil e dos Estados Unidos decidiam para onde as pessoas escravizadas se moveriam. Claro. Nos Estados Unidos, a grande mudança foi do tabaco na Costa Leste para o algodão no Vale
do Mississippi.

0
Manifestantes participam de comemoração da CUT pelo Dia do Trabalho, no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, na região do Grande ABC, em 1990 - Niels Andreas -1º.mai.90/Folhapress

Acredite, porém, a escravidão e a mobilidade dos trabalhadores associados a ela não foram necessárias nem suficientes para a prosperidade de nenhuma das nações.

E mesmo a mobilidade pessoalmente liberada dos trabalhadores que temos após a servidão e a escravidão não determina muito da renda nacional.

De longe, a maior parte do aumento do PIB per capita vem da inovação, de maneiras inteiramente novas de fazer as coisas, como a máquina a vapor, o milho híbrido ou a pílula anticoncepcional. Embaralhar a mão de obra e o capital existentes é prudente, sim. Mas é modesto em efeitos econômicos.

Muda algo onde a produção e o consumo acontecem geograficamente. Não a maior parte de sua imensa ascensão moderna. É muito difícil entendermos isso, porque quando o Rio sobe e o Recife cai percebemos imediatamente.

O grande ponto é que servos e escravos não inovam. Portanto, não foi a mudança de trabalhadores de Dacar, na África, para Recife, no Brasil, ou de Recife para o Rio, ou de Charleston para Houston, que nos enriqueceu. Foi o inovismo, vindo da liberdade pessoal.

Não foi a escravidão ou outro tipo de exploração que enriqueceu o Novo Mundo, ou o Velho Mundo, ou agora o Terceiro Mundo. É o colapso das antigas escravidões, ou de africanos para outros africanos, ou de africanos realocados para fazendeiros brasileiros, ou de mulheres para homens, ou de pessoas para reis.

A mobilidade é boa, sendo parte da liberdade pessoal. Mas a grande coisa é libertar as pessoas de todas as formas. Como Moisés disse ao Faraó: "Deixe meu povo partir".

Para ter uma chance.

Tradução Luiz Roberto M. Gonçalves

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.