Deirdre Nansen McCloskey

Economista, é professora emérita de economia e história na Universidade de Illinois, em Chicago

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Deirdre Nansen McCloskey

Os sindicatos não beneficiam o todo

Dizer que 'sindicatos são monopólios' faz o sangue de qualquer um da esquerda ferver

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Os sindicatos são monopólios."

Isso faz o sangue de qualquer um da esquerda ferver. Mas, visto desapaixonadamente como ciência econômica, é claro que é verdade. Quando um sindicato entra em greve, está reduzindo a mão de obra para aumentar os salários, tal como a Opep reduz o petróleo para aumentar seu preço, ou como o detentor de uma patente retira a permissão para uso do seu conhecimento com o fim de aumentar o preço.

Se um exportador de petróleo individual oferecesse petróleo de graça, ou se um detentor de patente oferecesse seu conhecimento de graça, ou se os trabalhadores individuais fossem autorizados a oferecer seu trabalho de graça, os preços seriam o que os economistas chamam de "competitivos".

Os preços do monopólio são planejados para serem altos, e bons para o monopolista. Os preços competitivos não são absolutamente "arranjados", são baixos e bons para o resto de nós. Essa é uma contabilidade econômica óbvia. Soma zero. O salário mais alto para encanadores ou trabalhadores automotivos sindicalizados tem que vir de algum lugar. O "algum lugar" é obviamente o bolso do consumidor. Que é você.

Alguns economistas de esquerda afirmam que um sindicato aumenta a produtividade da empresa. Eles argumentam que o sindicato pode dar bons conselhos à administração, como se afirma ser o caso dos sindicatos setoriais alemães, que são obrigados por lei a ter representantes no conselho administrativo das empresas. Pode ser, mas eu acho que não. A pressão de seus membros sobre o dirigente sindical seria simplesmente para extrair mais, mesmo que o tamanho do bolo a ser dividido entre trabalhadores, acionistas e consumidores não estivesse aumentando.

Ato de trabalhadores da GM em São José dos Campos - Nelson Almeida - 23.out.23/AFP

Os economistas de esquerda também argumentam que o salário mais alto para o sindicato obriga a empresa a se modernizar. Pode ser, mas acho que não. A empresa não poderia se modernizar de qualquer maneira? A menos que você pense que os gestores tem o hábito de deixar dinheiro sobre a mesa, se a automação expandisse o bolo ela já teria acontecido sem o sindicato.

Os trabalhadores americanos estão em greve contra as "Três Grandes" fábricas de automóveis –Ford, General Motors e Chrysler. O presidente Joe Biden, que é um bom homem, mas não é economista, diz que a greve "constrói a classe média". Não, Joe. Faça as contas. Salários mais altos para os trabalhadores da indústria automobilística significam renda real mais baixa para os compradores. Que somos nós. Se os sindicatos forem eficazes, nós seremos prejudicados. Monopólio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.