Demétrio Magnoli

Sociólogo, autor de “Uma Gota de Sangue: História do Pensamento Racial”. É doutor em geografia humana pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Demétrio Magnoli

Um livro para a fogueira

Origem e história do identitarismo são decifradas em conjunto de ensaios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O "ópio dos intelectuais", como o qualificou Raymond Aron, já não é o marxismo, mas o identitarismo. Sua origem, história, morfologia e linguagem são decifradas em "A crise da política identitária", conjunto de ensaios lançado pela TopBooks e organizado por Antonio Risério, intelectual condenado no Santo Ofício da IRUD (Igreja Racialista dos Últimos Dias) e expurgado desta Folha.

São mais de 550 páginas, 20 ensaios inéditos, uma entrevista e alguns artigos de jornal (inclusive deste colunista). Os autores não formam um exército ideológico. Como explica o organizador, "o tom vai de um extremo a outro: da recusa à procura do diálogo". Há, inclusive, autores favoráveis a cotas raciais nas universidades.

Capa do livro A Crise da Política Identitária, de Antonio Risério
Capa do livro A crise da política identitária, de Antonio Risério - Reprodução

A doutrina identitária habita lugar ambíguo. Nasceu na universidade e exibe-se como saber acadêmico, mas opera como movimento social e rejeita a aplicação das regras do método científico na avaliação de suas próprias teses. Wilson Gomes perscruta esse labirinto e oferece um manual sobre suas táticas polêmicas. Uma delas: diante de uma crítica a uma premissa do movimento identitário negro, "o crítico deve ser acusado de racista" e, "se possível, de supremacista branco e fascista". Você já leu isso, não?

Ricardo Rangel investiga a prática do "cancelamento" literário. Seu registro: "Ao tornar aceitável o banimento de obras culturais, a esquerda identitária dá à direita o argumento (‘se eles censuram, por que eu não posso?’) de que precisa para perseguir obras que interessam à causa do combate ao preconceito". De passagem, desvenda as contradições do discurso feminista radical aplicado às aventuras de Meghan Markle. Aí, você vai gargalhar —a não ser que seja uma delas...

Barbara Maidel ilumina a colonização identitária da Folha –não as colunas de opinião, mas o noticiário. Daria excelente ombudsman pois olha o jornal como leitora que acreditou no compromisso de busca da objetividade, não como juiz da "opinião verdadeira". Já Pedro Franco desvia o holofote para a absorção do identitarismo pelas corporações, indicando suas consequências imprevistas. Sugiro a leitura, especialmente, a executivos engajados na moda de ESG.

Identitários amam quantificação, mas seguem a receita de Churchill: "Só devemos acreditar em estatísticas que nós mesmos fabricamos". César Benjamin e Bruna Frascola anotam instâncias de manipulação de estatísticas sobre as relações entre cor de pele e pobreza no Brasil. Gustavo Alonso narra a história da campanha virtual pelo vira-lata na cédula de 200 reais para concluir que, apesar de tudo, continuamos apegados à noção antirracista de miscigenação.

"O identitarismo é uma das formas mais poderosas de americanização da política e das relações sociais hoje no mundo", constata Wilson Gomes. A doutrina surgiu nos EUA e, na sua versão de esquerda, tomou de assalto o Partido Democrata, produzindo resultados catastróficos. Empurrou os eleitores brancos para a extrema direita e "deu a Trump os elementos para fomentar um identitarismo de direita baseado na identidade do homem branco".

Raphael Garcia cita uma frase de Steve Bannon, guru da direita nacionalista nos EUA e amigo do peito de Eduardo Bolsonaro: "Enquanto vocês estiverem falando de políticas de identidade, nós ganharemos". Lá, a vitória de Trump deflagrou uma onda de críticas de esquerda à obsessão identitária. Aqui, onde tudo chega mais tarde, a igreja identitária vive seu apogeu, que coincide com a cavalgada triunfante da direita nas eleições para o Congresso.

O livro oferece muito mais. Nele, há brilhantes análises conceituais ao lado de inúmeras hipóteses problemáticas. Tem dupla vocação. Numa ponta, material inflamável para as fogueiras inquisitoriais acesas em cerimônias de purificação identitária. Na outra, leitura instigante para mentes que acreditam no debate honesto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.