Djamila Ribeiro

Mestre em filosofia política pela Unifesp e coordenadora da coleção de livros Feminismos Plurais.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Djamila Ribeiro

Milton Nascimento: o artista do ano

É lindo ver a reação das pessoas cantando e se emocionando com Bituca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

“Olha, posso dizer que tem sido a turnê que eu mais aproveitei em todo este tempo de carreira. Não me lembro de ter vivido tantas coisas durante um projeto como acontece agora nessa turnê "Clube da Esquina". Mesmo que eu já tenha feito muita coisa tanto aqui quanto lá fora, essa é a minha temporada mais feliz. Quando a gente tá na estrada nem parece que estamos em turnê. É tanto carinho entre nós que mais parece outro encontro entre amigos.”

São palavras especialmente concedidas para esta coluna por Milton “Bituca” Nascimento, dono da “voz de Deus”, título conferido pela grande Elis Regina, uma grande parceira musical. Sua turnê “Clube da Esquina”, que reúne músicas dos álbuns responsáveis por abrirem uma época na música brasileira, tem lotado ginásios, centros de convenção e casas de shows com pessoas que cantam junto a Bituca músicas que elevam a alma e transformam caminhadas.

Ilustração de Milton Nascimento cabisbaixo vestindo boina e camisa. No fundo, folhagens diversas
Linoca Souza/Folhapress

Estive em dois shows da turnê neste ano —um em São Paulo e outro em Santos—, e é lindo ver a reação das pessoas cantando, se emocionando. Milton consegue captar o melhor de nós. No show de Santos, aconteceu algo inesquecível: Milton dedicou a música “Maria Maria”, hino de tantas mulheres, a mim. Foi como se o tempo tivesse parado naquele momento. Mas, me emociona, sobretudo, ver a alegria da banda, a vitalidade de Milton e como ele parece renascer a cada show.

“Desde o começo a gente escolheu um caminho bem livre. Meu filho Augusto foi quem levantou tudo pra gente —repertório, parte técnica, equipe e etc. Estamos fazendo um show com quase 30 músicas, e a escolha final foi toda feita em conjunto. O Augusto dividiu os trabalhos de criação comigo e com o Wilson Lopes, que fez a direção musical. E a sequência não poderia ter ficado melhor. Este show é uma definição dos dois discos. E essa banda me deixou muito feliz desde o primeiro dia de ensaio na minha casa, em Juiz de Fora, no começo de 2019. Além de músicos maravilhosos, todos eles são grandes amigos. Mas não é pouco não, viu? É muito! Nas cordas estão Wilson Lopes, na bateria, Lincoln Cheib, na percussão, Ronaldo Silva, no baixo, Alexandre “Primo” Ito, no piano, Ademir Fox, e nos vocais, Zé Ibarra”, afirmou à coluna.

Diretor artístico da turnê, Augusto Nascimento, filho de Bituca, é o grande maestro da produção e pensa nos detalhes para um grande show. Foi ele o responsável por organizar essa turnê e presentear o Brasil com o talento deste grande homem.

Assim como o público, Augusto mergulha e nada livremente pela beleza das músicas do Clube da Esquina, na voz divina de seu pai. Como ele mesmo afirma à coluna: “Passei semanas e mais semanas escutando o Clube da Esquina, de forma que comecei a enxergar o disco além de um encontro maravilhoso de amigos/gênios que decidiram se juntar para fazer música em meio ao contexto político horrível que o Brasil passava durante a ditadura militar. Comecei a vê-lo como algo mágico, capaz de proporcionar os melhores sentimentos e sensações que a música é capaz de trazer”.

Ao lado de seus grandes parceiros Raphael Pulga e Japa Nuha, Augusto preparou então a turnê que já passou por dezenas de cidades no Brasil e no exterior. Miton ainda fará shows no dia 24 de novembro em Salvador, 15 de dezembro em Belo Horizonte, 17 e 18 de janeiro em São Paulo e fechará a turnê no Rio de Janeiro no dia 25 de janeiro.

Chegando ao fim de sua turnê, Milton se destaca neste 2019 como o artista do ano, com shows de imenso sucesso.

“A gente sentiu que era o tempo certo. Eu nunca tinha cantado um repertório dedicado às músicas dos dois discos do Clube. E, pra dizer a verdade, também não estava pensando muito nisso. Mas agora não quero outra coisa. Então, na verdade, eu ainda quero aproveitar bastante a reta final dessa turnê. E, depois disso, a gente começa a planejar o que vem pela frente.” 

É realmente lindo ver um cantor de 77 anos emocionando antigas e encantando novas gerações e arrastando multidões, coisa que só um grande artista pode fazer. Testemunhar é ver a história sendo escrita e cantada.

“Há três anos ele decidiu voltar a cantar, após um período de desencontro com a música, e cada ano vem sendo melhor do que o outro. A turnê “Clube da Esquina” passou por nove países e é, sem dúvidas, o momento mais bonito e feliz da minha vida. Trabalhar ao lado do meu pai, vendo públicos de todas as idades lotando os teatros, festivais e casas de show pelo mundo é algo que as palavras não conseguem mensurar, resta apenas viver esse momento e guardá-lo pra sempre do lado esquerdo do peito”, finaliza Augusto. 

A nós, só resta agradecer por viver no mesmo tempo de Milton Nascimento e poder sentir o encantamento que sua voz proporciona. Milton, sem dúvida, por tudo o que fez nesta temporada, é o artista do ano. Além: é um dos maiores de todos os tempos.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.