Djamila Ribeiro

Mestre em filosofia política pela Unifesp e coordenadora da coleção de livros Feminismos Plurais.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Djamila Ribeiro

Gloria Maria foi uma linda afirmação metafísica de liberdade

Ela nunca seguiu os papéis que são impostos às mulheres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando soube da morte da jornalista Gloria Maria, senti um misto de tristeza e gratidão. Tristeza, obviamente pela partida, mas o segundo sentimento sobressaiu. Fui uma adolescente negra nos anos 90 e ver a imagem daquela mulher negra, de pele escura, numa posição de destaque, entrevistando grandes nomes, me trouxe uma noção de pertencimento.

Foram muitas as homenagens merecidas que a jornalista recebeu, detalhes sobre os marcos que atingiu na carreira, os mais variados países a que foi e as reportagens mais icônicas foram lembradas. Neste texto, no entanto, gostaria de descrever o que Gloria significou como signo de vitória para as mulheres negras.

O intelectual Osmar Teixeira Gaspar, em sua obra "Mídias: Concessão e Exclusão", elaborou um estudo aprofundado sobre a invisibilidade da população negra na mídia brasileira. Como professora do curso de jornalismo de uma universidade, o pensamento de Gaspar permeou boa parte da disciplina. O autor defende que há uma censura a essa parte da sociedade, sobretudo em relação às mulheres negras, no que diz respeito à legitimação de estereótipos, ou seja, a presença da população negra é quase inexistente ou, quando presente, em lugares que reforçam visões coloniais.

Na ilustração de fundo azul royal, está a silhueta de Glória Maria. Ela está sorrindo, é negra, usa uma blusa de cor magenta com detalhes brancos, seus cabelos estão soltos e atrás dela surgem as imagens de plantas e um sol amarelo.
Ilustração de Aline Souza para coluna de Djamila Ribeiro de 16.fev.2023 - Aline Souza

"Como exemplo, uma análise de parte da mídia, a ser discutida neste livro, aponta para uma exacerbada discrepância entre a visibilidade da mulher branca e a da mulher negra no Brasil. Tal oposição, presente nas várias revistas analisadas, denuncia uma sistemática invisibilidade das mulheres negras. A pesquisa indica não se tratar de uma preferência ou opção mercadológica de editores, agências de publicidade e seus anunciantes, mas de uma inequívoca opção pela exclusão da mulher negra, fundada em uma ideologia racista" (págs. 26/27).

Gaspar argumenta que a veiculação sistemática da imagem de pessoas negras, em geral, e de mulheres negras, em particular, representando signos de derrota, imagens subalternizadas ou violentas reforça no imaginário coletivo a impossibilidade de pessoas negras existirem plenamente e afeta de forma dolorosa a construção de suas subjetividades.

A presença de Gloria Maria na mídia hegemônica ajuda a transcender muitas barreiras simbólicas. Ela representava um signo positivo, uma possibilidade de existência vitoriosa, digna, humana. Uma força imagética que ajudou a quebrar, como afirma Audre Lorde, o espelho de imagens distorcidas.

Em uma época de estigmatização de cabelos crespos, ela aparecia usando seu "black power" em entrevistas, reafirmava seu desejo e seu posicionamento por liberdade, recusava-se a se encaixar nos moldes que criam para mulheres negras que ascendem. Não seguiu o que se espera dos papéis impostos às mulheres, quebrou paradigmas sem se afirmar como ativista. Sempre me admirou a forma como Gloria não cedeu à pressão de certas militâncias; viveu segundo o que acreditava. Apenas foi ela própria e foi muito.

Pessoas que sempre se enxergaram positivamente talvez não consigam compreender a profundidade dessas palavras, mas nós, que crescemos num deserto de representação, vimos em Gloria a possibilidade de ter asas e poder sobrevoar, ver adiante. De seguir reivindicando mais espaços.

Vi muitas homenagens de pessoas próximas a ela e a que mais me emocionou foi a de seu amigo Bruno Astuto, padrinho de uma de suas filhas. Eu me emocionei vendo fotos de viagens, Gloria sorrindo, se divertindo em festas, mas o que mais me chamou a atenção foi perceber que ela estava cercada de amor.

É muito significativo poder ver uma mulher negra bem-sucedida, que foi feliz e amada. Em uma sociedade na qual ainda lutamos pelo direito à humanidade, mais uma vez Gloria reforça signos positivos, expande o espectro de possibilidades.

Juliana Borges escreveu que "uma mulher negra feliz é um ato revolucionário". Gloria Maria, então, promoveu muitas delas para além de seu papel como jornalista. Vê-la feliz em muitos momentos faz a gente relembrar que a felicidade é um direito. Pessoalmente, as imagens de Gloria trouxeram cura para aquela adolescente dos anos 90 que tentava se encontrar e paz para a mulher que sou hoje.

Lembro de uma frase dita por Grada Kilomba em uma entrevista recente: "Quero ter a liberdade humana de ser eu". Fui impactada por essa afirmação e a entendi como uma busca constante.

Gloria Maria transcendeu a busca, foi uma das mais lindas afirmações metafísicas da liberdade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.