Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Novas tecnologias aproximam carros autônomos do mundo real

Empresas trabalham para criar ambientes e veículos à prova de acidentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Scania apresentou um caminhão que não tem cabine para o motorista. Chamado AXL, é um protótipo 100% autônomo radical e futurista, que faz sentido quando aplicado em vias restritas, sem tráfego. É o que ocorre em minas e outros locais insalubres de trabalho.

Caminhão autônomo Scania AXL
Caminhão autônomo Scania AXL não tem cabine para motorista ou passageiro - Divulgação

O veículo comprova mais uma vez que a tecnologia disponível permite aos carros o deslocamento por conta própria. O maior desafio é oferecer automação com segurança em ambiente urbano, e falta pouco para que os objetivos sejam atingidos.

Durante o Salão do Automóvel de Frankfurt 2019, a empresa ZF apresentou tecnologias complementares para carros autônomos. Um dos sistemas utiliza captadores de som que conseguem distinguir sirenes.

Se uma ambulância se aproximar rumo a um atendimento de urgência, o veículo sem motorista que vai adiante poderá se deslocar para abrir passagem.

Em um simulador, a ZF mostrou como se comportaria um automóvel autônomo semelhante aos que devem chegar às ruas na próxima década. Na visão da empresa, haverá trechos longos em que o veículo poderá fazer tudo sem intervenção humana.

Os retrovisores são trocados por câmeras que, além de mostrar o tráfego ao redor, funcionam como sensores.

O motorista precisa permanecer em seu posto, mas pode relaxar durante parte da viagem. Ao acionar o modo autônomo, o volante se ergue, o encosto do banco reclina e uma luz azul indica que é a máquina que está no comando.

Em janeiro, a Ford apresentou o sistema que permite que carros, sinais e seres humanos “conversem” entre si por meio de smartphones. Por detectar um pedestre antes mesmo que ele comece a atravessar uma via, a tecnologia pode ser mais eficiente que sensores para evitar atropelamentos.

As novas soluções se somam a tudo que já existe em prol dos carros autônomos. Ainda há um longo caminho, que passa por legislações de trânsito e adequações viárias, mas o resultado pode melhorar o tráfego e a vida de pessoas com deficiências que impossibilitam assumir o volante de um veículo.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.