Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Em breve, seu carro vai querer conversar com você

Inteligência artificial já é capaz de fazer e responder perguntas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No passado, os motoristas conheciam seus carros. Agora, é a vez de os carros conhecerem seus motoristas.

A mudança promovida pela inteligência artificial faz o automóvel interagir com o usuário por meio de assistentes virtuais. Os novos sistemas são capazes de responder a perguntas complexas de forma direta, um passo adiante dos comandos de voz conhecidos desde o início da década.

A empresa brasileira LogiGO desenvolve a atendente Lia. Incorporada à central multimídia, auxilia pessoas que não entendem nada de mecânica.

Ao perguntar “O que significa essa luz que parece a lâmpada do Aladim?”, Lia exibe a imagem que representa o sistema de lubrificação do motor e oferece mais explicações, sempre baseadas no manual do veículo.

A assistente virtual não precisa ouvir jargões técnicos para entender o que o motorista deseja e, caso não consiga elaborar uma resposta a contento, é capaz de aprender com o uso e oferecer mais possibilidades a cada atualização de seu sistema.

O passo seguinte é fazer sugestões ao usuário, e aí entra uma forma de monetizar os serviços.

Ao cruzar dados de consumo do carro, condições do trânsito e quantidade de combustível, Lia pode sugerir que está na hora de reabastecer e indicar um posto próximo que seja parceiro comercial. Da mesma forma, estará apta a indicar restaurantes, lojas em promoção etc.

No Salão do Automóvel de Tóquio 2019, a Toyota apresentou o programa Yui, capaz de reconhecer emoções. Câmeras e sensores leem as expressões faciais e, por meio de inteligência artificial, tentam melhorar o humor de quem está zangado, despertar sonolentos ou apenas acompanhar a alegria de quem sorri ao volante.

A interação pode ocorrer por meio de mudanças na iluminação interna do carro e perguntas ao motorista.

O equipamento consegue escolher músicas de acordo com as preferências dos ocupantes e assim tornar a viagem mais agradável.

Em um futuro não muito distante, Lia e Yui irão dialogar com Alexa, Siri e outros assistentes virtuais instalados em casas, smartphones e demais equipamentos conectados.

Para as montadoras, será uma possibilidade de tornar seus carros mais atraentes e amigáveis, além de conseguir lucrar com a comercialização dos serviços oferecidos por parceiros.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.