Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Volkswagen revela carro que ficou escondido por 30 anos

Projeto BY seria o substituto do Fusca na década de 1980

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Volkswagen do Brasil passava por um extenso processo de renovação em meados da década de 1980. Enquanto a família Gol se consolidava no mercado, o Fusca estava prestes a sair de linha. Seu substituto seria o projeto BY.

O objetivo era lançar um automóvel pequeno e com preço acessível, que concorreria diretamente com o recém-lançado Fiat Uno.

Fotógrafos faziam plantão nos arredores da fábrica da Volkswagen em 1985. Eles tinham a missão de registrar algum flagrante dos protótipos.

Com base nas poucas imagens obtidas, revistas especializadas tentavam adivinhar como seria o novo “carro do povo”. Passados 34 anos, o segredo é, enfim, relevado.

A Volks apresentou o BY na quinta (28), em um evento realizado na fábrica de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo). O protótipo, que está em perfeito estado, é o que se imaginava: uma versão encurtada do Gol. Contudo, a construção não seria simples.

A suspensão traseira era a mesma do Voyage tipo exportação, que chegava aos Estados Unidos com o nome Fox. O conjunto de molas e amortecedores custava caro diante dos planos da montadora, que precisava de um automóvel de apelo popular.

A dianteira era a mesma do Gol, mas o protótipo BY ficou desproporcional: sua frente alongada contrastava com a traseira curta.

O motor usado seria o mesmo 1.6 refrigerado a água da família BX de então (Gol, Voyage, Parati e Saveiro).

O protótipo exibido agora pela montadora tem volante de aro fino e bancos forrados de tecido cinza. O mesmo acabamento é encontrado nos painéis de plástico que revestem as laterais internas.

Para aumentar o espaço no porta-malas, o candidato a sucessor do Fusca teria banco traseiro corrediço. Essa solução só foi adotada pela marca em 2003, quando o hatch compacto Fox foi lançado.

Mesmo que tivesse o assento sobre trilhos, o espaço alcançado para passageiros e bagagens no BY seria bastante inferior ao disponível no Uno.

A engenharia da Volkswagen trabalhou por alguns anos no carrinho, na tentativa de entregar um veículo mais barato que o Gol e capaz de repetir o sucesso do Fusca. Os planos chegaram ao fim em 1987, quando teve início a Autolatina, fusão regional com a Ford.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.