Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Renovação de frota depende de políticos com visão de futuro

Medidas hoje vistas como antipáticas terão impacto sócio-ambiental no médio prazo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O executivo da indústria automotiva conversa com o político sobre um programa de renovação da frota de veículos no Brasil. O papo flui bem até que um assunto importante para o projeto é abordado: vistoria regular.

Após um muxoxo, o representante do povo diz que não quer abordar esse tema.

O diálogo real mostra uma das faces do problema. Além de todos os entraves burocráticos, tirar carros e caminhões velhos, inseguros e poluidores das ruas depende também de políticos maduros e com visão que vá além do próximo pleito.

A Anfavea (associação das montadoras) volta a abordar o assunto no momento em que pede a postergação de regras ambientais mais rígidas. A próxima etapa do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), prevista para 2022, só deve entrar em vigor daqui a cinco anos, em 2025.

É uma ideia ruim na essência, pois afeta a qualidade de vida nas grandes cidades e abala a já corroída imagem das montadoras. Entretanto, é preciso entender os motivos da proposta em meio à perda de receita causada pela pandemia.

As empresas não podem simplesmente importar uma solução pronta e aplicar em seus veículos para reduzir as emissões. É preciso gastar muitas horas de engenharia e rodar centenas de milhares de quilômetros no processo, além de desenvolver os minilaboratórios que vão a bordo dos carros em teste.

Todo o processo entra na conta de nacionalização e evolução tecnológica dos produtos, que reduz custos e permite acessar benefícios fiscais. O investimento é alto, mas ainda é melhor do que importar.

Se houvesse um plano de renovação de frota bom o suficiente para estimular a troca de um veículo em mau estado por um mais novo, mesmo que usado, não haveria necessidade de lutar pelo atraso, com ou sem pandemia. A roda iria continuar a girar.

Não se trata de atingir veículos antigos colecionáveis, perfeitamente conservados e pouco usados. A questão envolve carros mal cuidados que circulam diariamente, tendo ao volante donos dispostos a aposentá-los caso surja um estímulo.

O efeito das legislações ambientais seria ainda mais efetivo, com a maior presença de modelos atualizados nas ruas, capazes de consumir combustível renovável.

Vale lembrar que os carros vendidos entre os anos 1990 e a primeira década do século 21 eram movidos por gasolina ou diesel. Ainda não havia a massificação do carro flex, e veículos a etanol eram coisa raríssima.

Não existe solução simples. Um programa de bom nível envolve todos os entes governamentais, Detrans, empresas responsáveis pela reciclagem dos veículos velhos, bancos dispostos a conceder crédito. É um campo próspero para gente de má-fé, daí a necessidade dos mecanismos de controle.

O processo vai precisar de menos burocracia e de perdão de dívidas. Há muitos carros em circulação cujo valor não cobre nem metade do IPVA que ficou para trás.

E também serão necessários legisladores sem medo de falar em temas antipáticos em um primeiro momento, mas que trarão benefícios ambientais e sociais em médio prazo, incluindo a geração de empregos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.