Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

Um Posto Ipiranga em Saturno

Paulo Guedes sabia onde estava se metendo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fugindo dos piratas privados e das criaturas do pântano que o aprisionaram, o ministro Paulo Guedes está em Washington. Se lhe sobrar tempo, bem que poderia dar um pulo na National Gallery e gastar uns minutos diante do "Autorretrato" de Rembrandt, pintado em 1659, quando ele faliu.

O olhar abatido e a tristeza do gênio são uma aula de modéstia. Durante anos, esse quadro (e seu olhar) ficaram diante da mesa do banqueiro americano Andrew Mellon, secretário do Tesouro de três presidentes e síndico da ruína da crise de 1929. Conta a lenda que Mellon ganhou muito dinheiro exercitando a própria frieza enquanto olhava para um artista genial que, confiando demais em si mesmo, arruinou-se. O doutor era meio neurastênico.

Tela "Autorretrato", do pintor holandês Rembrandt
Tela "Autorretrato", do pintor holandês Rembrandt - Reprodução National Gallery of Art

Ele teve uns dissabores com a Receita Federal, mas poliu sua biografia doando ao povo americano sua coleção de arte e cacifando a construção do prédio da National Gallery. Alguns quadros que Mellon doou valem mais que todo o ervanário que Guedes mandou para seu refúgio caribenho.

Ao tempo de Mellon não existiam paraísos fiscais e seus filhos ficaram conhecidos pelas fortunas que deram, não pelos tesouros que esconderam. Todos republicanos até a medula.

Andrew Mellon foi um conservador intransigente. A ideia de que ele pudesse se meter em aventuras políticas com um demagogo direitista (nos Estados Unidos eles abundam) é tão absurda quanto imaginá-lo tingindo o bigode branco.

Paulo Guedes encarna o tipo latino-americano do endinheirado ambicioso e oportunista que chega ao poder com grandes planos, descobre que não tem espaço para realizá-los e aninha-se no conforto da cadeira. Guedes acreditou que poderia colocar três ministérios sob sua batuta e três anos depois descobriu que mal comanda um deles.

Homem branco vestindo um terno, camisa social e gravata está sentado em um sofá.
Ministro da Economia, Paulo Guedes, durante entrega da Reforma Tributária (PEC 110/2019), na sala da presidência do Senado Federal, na tarde de hoje (05), em Brasília. - Edu Andrade/Ascom/ME/Divulgação.

Em março do ano passado, quando o doutor Guedes percebeu que não poderia se manifestar diante da morte de Gustavo Bebianno, deveria ter procurado a porta de saída. Afinal, havia sido Bebianno quem o levara ao capitão que viria a apelidá-lo de Posto Ipiranga, para agradar a turma do papelório. O amigo de outrora perdera as graças do Planalto. (Em 1976, Antonio Carlos Magalhães, um prócer da ditadura, foi ao enterro de Juscelino Kubitschek, um proscrito, e ai de quem tentasse patrulhá-lo.)

Colaboradores diretos de Guedes mostraram-lhe que algumas de suas ideias eram delírios. Alguns deles, sem conseguirem ser ouvidos, foram-se embora. O doutor sabia em que tipo de governo estava se metendo e devia saber que o tal Posto Ipiranga só podia existir nos anéis de Saturno.

Os milhões do ministro no paraíso caribenho foram um pretexto para as criaturas do pântano deixarem-no ao sol. Logo elas, com quem procurava se dar tão bem. Restam os piratas privados. Por enquanto, alguns deles procuram preservar o czar da economia transformado em pinguim de geladeira. Fazem isso porque temem que para seu lugar vá o voluntarioso Pedro Guimarães, presidente da Nossa Caixa, aquele que tem 15 armas.

Guedes prometeu privatizações, entregou inflação, prometeu reformas, ofereceu as pedaladas dos precatórios. Fracassou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.