Descrição de chapéu Todas

Modo de Viver: como envelhecer com qualidade e autonomia

País tem cada vez mais idosos, e podcast discute como se preparar para essa fase da vida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em 2070, a maior parcela da população brasileira será de idosos. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados em agosto apontam que o pico populacional do Brasil será por volta de 2042, quando a população começará a diminuir.

O envelhecimento não vem sem impactos. Cresce o gasto público com saúde e previdência, e a mudança exige adaptações nas esferas social, econômica e também pessoal de quem envelhece.

O quinto episódio do podcast Modo de Viver discute como se preparar para o envelhecimento, tanto fisicamente quanto emocionalmente, e dá dicas para quem quer se planejar com qualidade de vida.

A repórter Bárbara Blum, apresentadora e produtora da série, entrevista o gerontólogo Alexandre Kalache, que é diretor do Centro Internacional de Longevidade no Brasil, e a antropóloga especialista em envelhecimento Mirian Goldenberg, que tem uma coluna na Folha.

Modo de Viver é publicado às quartas-feiras e terá oito episódios. O primeiro deles falou sobre ansiedade, o segundo, sobre sono, o terceiro, sobre uso de redes sociais, e o quarto discutiu a menopausa.

A edição de som é de Laila Mouallem. A coordenação é de Victoria Damasceno, Magê Flores, Daniel Castro e Roberto de Oliveira, e a identidade visual, de Catarina Pignato. O projeto tem apoio da Libbs.

A imagem apresenta o título 'modo de viver' em letras grandes e azuis, com várias silhuetas coloridas de pessoas em diferentes posturas e atividades, como caminhar, dançar e meditar. O fundo é de cor clara e o cabeçalho diz 'FOLHA DE S.PAULO'.
Catarina Pignato

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com três meses de assinatura digital grátis.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.