Fernando Schüler

Professor do Insper e curador do projeto Fronteiras do Pensamento. Foi diretor da Fundação Iberê Camargo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Fernando Schüler

Paulo Guedes quer fazer uma revolução no Brasil

Na visão do superministro da Economia, há a ideia de um marco divisório entre dois Brasis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não se trata apenas de uma reforma, mas de uma suave revolução. É o que me vem à mente quando observo os termos do debate, nos últimos dias, feito de vazamentos e alguma confusão, em torno da reforma da Previdência

Seu ponto mais interessante é a mudança aparentemente singela que o ministro propõe nas relações de trabalho: a criação de um novo regime de contratação direta, sem “carta del lavoro, legislação trabalhista, sindicato”. 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante entrevista à imprensa sobre a proposta de reforma da Previdência
O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante entrevista à imprensa sobre a proposta de reforma da Previdência - Pedro Ladeira/ Folhapress

O regime manteria, ainda não se sabe bem de que jeito, direitos constitucionais, como férias e décimo terceiro salário, mas dispensaria a proteção dos acordos sindicais e da Justiça do Trabalho. Em troca, ofereceria a perspectiva do pleno emprego. 

Na visão de Guedes, há a ideia de um marco divisório entre dois Brasis. Um país velho, corporativo, regulado por uma legislação pesada, ancorado em uma Justiça do Trabalho que custa R$ 17 bilhões/ano ao país, e um país arejado, globalizado, algo selvagem, mas capaz de absorver tecnologia e praticar a saudável destruição criadora em alta velocidade. 

Não estou dizendo que tudo isto aconteceria, ou que seja exatamente esta a visão de Guedes. Mas não tenho dúvidas de que ela caminha nesta direção. Seu núcleo definidor, no fundo, vai muito além do terreno meramente econômico. 

Trata-se de uma visão do Brasil. Uma recusa do ethos paternalista e protetivo que marca o Estado brasileiro, desde os anos 30, em favor de uma cultura propensa ao risco, fundada na liberdade de escolha, no mérito e responsabilidade individual. 

Seria Paulo Guedes, e não Fernando Henrique, a fechar gloriosamente o longo ciclo da era Vargas. 

O outro ponto da revolução de Guedes é o regime de capitalização, na Previdência Social. Os entrantes no sistema poderiam optar pela gestão privada e individualizada dos recursos, em um sistema concorrencial em alguns aspectos semelhante ao implantado no Chile, nos anos 80. 

De novo, há a ideia dos dois Brasis. O país velho, desenhado sob medida para quem “legisla e julga” e tem cacife para capturar o naco mais gordo dos recursos extraídos da sociedade, no sistema de repartição simples, contra o país moderno, lastreado em um amplo mercado de previdência privada capaz de alavancar o investimento e crescimento da economia. 

Este, de fato, é o coração da reforma de Paulo Guedes. O resto, no fundo, é coisa pequena. Idade mínima aos 65 anos, igualdade entre homens e mulheres, aumento do tempo de contribuição, corte de privilégios para as carreiras públicas. Tudo isto ajuda, contribui para o ajuste estrutural, gera alguma equidade, mas no fundo é a pauta de um país que ainda pensa com a cabeça no século XX. 

De minha parte, suspendo o julgamento. Penso realmente que os temas propostos por Guedes devem ser discutidos com seriedade. Não é trivial que tenhamos um superministro da Economia que proponha uma mudança de paradigmas como esta para o país. 

Os obstáculos à frente são um tanto óbvios. O maior deles é saber se esta é uma “agenda Paulo Guedes” ou é uma agenda do governo. Logo saberemos. 

O resto é sabido. O governo tem uma base inorgânica e incerta, no Congresso. Seu líder, deputado Major Vitor Hugo, é um político jovem, de boa formação, mas quase nenhuma experiência política. De quebra, Rodrigo Maia, o real avalista da reforma, optou pela tramitação completa da PEC, o que significa começar do zero, na Câmara. 

Sendo realista, e mantido este cenário, temos no mínimo um ano de tramitação pela frente. No melhor cenário, é possível imaginar a aprovação da reforma, no Senado, para o final do ano. 

Neste percurso, pago para ver a revolução proposta por Paulo Guedes ir à frente. Há um lado do Brasil que é moderno, urbano, globalizado e potencialmente simpático a um choque liberal. Mas há o Brasil reacionário, preso à crença no Estado, à cultura corporativa, dos políticos profissionais da mediação e do deixa disso. 

No fundo, é o Brasil da inércia e da procrastinação. 

No final do ano saberemos. O Brasil é uma grande democracia e o debate será intenso. O ritmo será dado, em grande medida, pelo caos das redes sociais. A necessidade de gerar consensos fará com que se jogue ao mar tudo aquilo que destoar do bom senso e do espectro de preferências do eleitor mediano, no Congresso.

Minha aposta é que terminaremos o ano com alguma reforma, mas longe da revolução proposta por Paulo Guedes. Se estiver errado, terminarei o ano, confesso, bastante surpreso com o Brasil.  

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.