Fernando Canzian

Jornalista, autor de "Desastre Global - Um Ano na Pior Crise desde 1929". Vencedor de quatro prêmios Esso.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Fernando Canzian

Bolsonaro fisgou eleitor Fish TV, mas seu barco balança demais

Cabeçadas e declarações de equipe no pós eleição revelam falta de coordenação

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) assiste a apresentação da Esquadrilha da Fumaça no Rio de Janeiro
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) assiste a apresentação da Esquadrilha da Fumaça no Rio de Janeiro - Leo Correa - 31.out.2018/AP

Quem já passou zapeando pela Fish TV sabe do que se trata. O canal por assinatura mostra um Brasil que deu certo, com gente confiante e paramentada de pescador em cidades do interior. Se fosse dublado em inglês, o programa passaria por americano.

Foram pessoas como essas que elegeram Jair Bolsonaro. O presidente eleito arrebentou no Centro Oeste, no Norte e no Sul rurais e no interior do estado mais populoso do país, São Paulo, onde sua votação foi muito superior à da capital (70,8% a 60,4%).

Bolsonaro também conquistou 77,4% dos votos das cidades com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) “muito alto” e 66% nas com o índice “alto”, onde as pessoas provavelmente têm dinheiro e tempo para pescarias.

Aparentemente, foi o discurso liberalizante que serviu de isca para fisgar esses eleitores, dependentes do trabalho e do empreendedorismo. E que, durante vários anos até Dilma Rousseff, experimentaram melhora de vida como resultado do esforço pessoal.

A promessa de enxugamento do Estado, menos impostos e corrupção e mais liberdade para fazer negócios os trouxe para o barco de Bolsonaro. Mas não será trivial não decepcioná-los, já que há furos por todos os lados e uma carga pesada de despesas e dívidas.

Na noite da eleição, Paulo Guedes, futuro superministro da Economia, falou sobre os problemas a bordo:

"Primeiro grande item é a Previdência. Precisamos reformar. O segundo grande item do controle de gastos públicos, a despesa de juros. Vamos acelerar as privatizações, porque não é razoável o Brasil gastar US$ 100 bilhões por ano em juros da dívida. O Brasil reconstrói uma Europa todo ano, o Plano Marshall, que tirou a Europa da miséria do pós-guerra, sem conseguir sair da miséria”.

Por trás do diagnóstico, há o fato de a despesa primária federal (e aqui não entram juros) ter crescido 6% ao ano acima da inflação nos últimos 20 anos, elevando brutalmente a necessidade de o país se endividar para financiar esses gastos.

Pior, com a exceção de políticas sociais focalizadas como o Bolsa Família (0,8% do orçamento federal), não há muita evidência de que o aumento indiscriminado da despesa tenha melhorado o básico, como segurança, saúde e educação.

Olhando para isso sem partidarismo, é razoável que o Brasil persiga esse caminho de diminuição dos gastos públicos, hoje sem controle, e de aumento da eficiência da máquina.

Trata-se, acima de tudo, de aritmética: o orçamento não suporta tanto gasto sem que o endividamento cresça, obrigando o país a torrar o tal Plano Marshall anual em juros pagos a pouquíssimas pessoas. A aposta nesse caminho é que haja aumento da confiança de empresas e consumidores, estimulando a atividade econômica que está meio parada, mas em boas condições de reagir.

A inflação está baixa, há enorme capacidade ociosa nas empresas para crescermos sem pressão de preços, as contas externas estão em ordem e os juros reais, relativamente baixos. Numa última imagem temática, há um motor em boas condições no barco.

A questão agora é se a nova tripulação terá competência e coordenação. Mas já deu um certo enjoo o nível de cabeçadas antes mesmo da largada.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.