Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu Todas

Contra o casamento homoafetivo, deputados desejam liberar outra coisa

Eles pretendem seguir o caminho de países como Arábia Saudita e Irã e proibir relações entre pessoas do mesmo sexo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Comissão da Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou, por 12 votos a cinco, um projeto que tem como objetivo proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo biológico.

No Brasil ainda não há lei que legalize o casamento de pessoas do mesmo sexo. A união de pessoas do mesmo sexo biológico é permitida por um precedente do STF, o que garante aos parceiros direitos fundamentais, como herança, plano de saúde e adoção.

Na ilustração de Galvão Bertazzi temos um homem engravatado sentado numa bancada. Ele usa uma máscara que remete às máscaras da Klux Klux Klan. Ele tem uma arma presa às costas. Uma da mãos está sobre um livro sagrado e a outra segura uma tocha pegando fogo. A fumaça preta que sai da tocha se espalha por todo o espaço da ilustração. Uma nova bandeira do Brasil está ali, logo à frente de de sua bancada. Nela, ao invés das estrelhas e a faixa escrito ordem e progresso, existe uma cruz.
Ilustração de Galvão Bertazzi para coluna de Flávia Boggio de 12 de outubro de 2023 - Galvão Bertazzi

Isso dá munição para que deputados "moralistas" gastem grande parte do mandato tentando barrar conquistas dos cidadãos LGBTQIAPN+.

Especialistas dizem que é pouco provável que o projeto seja aprovado. Mas os deputados têm objetivos muito mais políticos do que práticos. Querem conquistar eleitores "cidadãos de bem" que, assim como eles, fingem ser grandes defensores de pautas conservadoras. Mas a história já provou que todo moralista na verdade esconde um desejo reprimido ou perversão.

O relator do projeto, o deputado Pastor Eurico, já havia usado parte do seu tempo na Câmara para defender o tratamento da "cura gay", o que levou muita gente a estranhar tanta obsessão pelo assunto.

Assim como o pastor, 25% dos deputados que votaram a favor do projeto de lei são do PL. Talvez o nome "Partido Liberal" esconda um temor de liberar outra coisa.

Seguindo a tradição de devolver à sociedade a "moral e os bons costumes", é provável que esses deputados tenham mais projetos pela frente.

Após proibir o casamento homoafetivo, os deputados devem pedir a volta do uso do termo "homossexualismo" e recolocá-lo na lista de distúrbios mentais. Os tratamentos a portadores de HIV pelo SUS serão substituídos pela "cura gay".

Os deputados também vão obrigar que pessoas trans voltem a usar seus nomes antigos, já que, para eles, é a "vontade de Deus". Como se Deus já não estivesse bastante ocupado.

Eles pretendem seguir o caminho de países como Arábia Saudita, Brunei e Irã e proibir qualquer relação homoafetiva.

Como, para eles, a mulher pertence a seu marido, é provável que eles também barrem as conquistas femininas históricas, como o direito ao divórcio, pensão alimentícia e à vida.

Se um homem matar uma mulher, a culpa é da esposa. E assim seguimos em direção aos braços do fundamentalismo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.