Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu Todas

Os números do ato pró-golpe

Conservadores, negacionistas e mortos por dentro; saiba quem compareceu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A avenida Paulista recebeu centenas de milhares de pessoas, no domingo, para o ato do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo um grupo de pesquisa da USP, o protesto reuniu 185 mil manifestantes. O levantamento foi feito a partir de imagens analisadas entre 15h e 17h. Mas manifestantes e outras instituições de pesquisa discordam do número.

Com o objetivo de trazer clareza sobre os fatos e a verdade, a coluna analisou dados de outros principais grupos de pesquisa para ter os números reais.

Segundo o Instituto Brasil Profundo, foram à manifestação quase 200 mil pessoas. Porém apenas 50 mil eram pessoas de fato, pois as demais estavam mortas por dentro.

Já o Centro de Pesquisa Brasil Fora de Foco diz que pelo menos 700 mil manifestantes estiveram na avenida Paulista, mas nega que 700 mil pessoas tenham morrido de Covid-19 no governo Bolsonaro.

A Associação de Conservação dos Conservadores aponta que 98% dos presentes acreditam que o Brasil vive uma ditadura e foram protestar por um golpe militar para trazer liberdade ao povo brasileiro.

A ilustra de Galvão Bertazzi mostra um sujeito, vestido com uniforme da seleção brasileira., usando a bandeira nacional como capa fazendo pose pra uma selfie em cima de várias cabeças perdidas pelo chão. Atrás dele vários apoiadores do ex presidente desfilam sem cabeçar, segurando bandeiras e acenando uns para os outros. Uma pomba branca sobrevoa a cena fazendo cocô na cabeça do homem que tira uma selfie. O homem sorri.
Ilustração de Galvão Bertazzi para coluna de Flavia Boggio de 29 de fevereiro de 2024 - Galvão Bertazzi/Folhapress

Dos manifestantes, 68% levaram a bandeira do Brasil para o ato. Mas 87% das bandeiras foram à passeata a contragosto, uma dura realidade.

Em relação à faixa etária, 70% dos presentes têm mais de 65 anos. Desses, 87% não estariam lá se houvesse um bingo aberto. Já 54% achavam que iriam em caravana para o Programa Silvio Santos, mas acabaram pegando a van errada para avenida Paulista.

O Grupo de Pesquisa de Bovinos Terrestres apontou que 68% dos presentes eram contra os LGBTs, mas foram à manifestação só para se roçar em outros homens septuagenários.

Por falar em negacionistas, 40% não conseguiram chegar ao local, pois se recusaram a usar GPS (sistema de posicionamento global), pois, para eles, não existe globo na Terra plana. Dos que conseguiram chegar, 89% voltaram para casa a pé, porque a torcida corintiana não deixou embarcar no metrô.

O Instituto Brasil Profundo levantou o número de pessoas que apoiam o prefeito Ricardo Nunes e encontrou 0,0001%. Do número restante, só 0,00000005% sabia quem é Ricardo Nunes.

Já segundo o Instituto Kevin Center Technology, o KCT, 98% das pessoas não entenderam o que Bolsonaro disse durante a manifestação, "vamos considerar isso uma página virada na nossa história", porque nunca leram um livro de história —incluindo o presidente.

Preparem-se, logo mais voltamos com novos dados.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.