Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu Todas São Paulo

Pablo Marçal pretende resolver problemas da cidade com força da mente

Embora ainda não tenha apresentado um plano robusto para São Paulo, não é difícil prever como seria a gestão do coach

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em sabatina à Folha, o influencer e candidato à prefeitura Pablo Marçal afirmou que, caso seja eleito, vai diminuir os problemas de trânsito de São Paulo criando uma malha de teleféricos pela cidade.

Com 10% das intenções de voto, Marçal já chamava a atenção por seu trabalho como "coach" com promessas messiânicas, como conquistar objetivos impossíveis com a força do pensamento e criar a própria realidade.

Na ilustração de Galvão Bertazzi temos uma grande metrópole, São Paulo. Um emaranhado de edifícios se espalham por todo o desenho. No centro, o saudoso prédio do Banespa é escalado pelo monstro Pablo Marçal, fazendo referência ao filme King Kong. O influencer monstruoso tenta espantar os helicópteros e aviões com um aparelho celular. Na outra mão ele segura uma bíblia. Ele parece raivoso e descontrolado.
Ilustração de Galvão Bertazzi para coluna de Flavia Boggio de 18 de julho de 2024 - Galvão Bertazzi/Folhapress

O influencer promete riqueza rápida com seus cursos, mesmo que ele próprio tenha ficado rico com a venda de cursos. Embora ainda não tenha apresentado um plano robusto, não é difícil prever como seria a gestão do "coach".

Para auxiliar a equipe dele, aí vão algumas sugestões. Para acabar com os problemas de trânsito, além dos teleféricos, Marçal pode sugerir que o cidadão use outros meios tão plausíveis quanto, como tirolesa, rapel e pula-pulas. Também pode incentivar que o paulistano se locomova pela cidade correndo.

Não importa se o percurso for de dez ou 30 quilômetros, qualquer um é capaz de completar se tiver força de vontade. Os que morrerem pelo caminho serão homenageados com o nome cravado na sola do calçado do candidato, como ele fez com um funcionário morto pelo mesmo motivo.

Aos paulistanos que preferirem caminhos mais curtos será oferecida a malha hidroviária da cidade, para que façam o trajeto a nado. Com o poder da mente, qualquer um pode fazer longas travessias, como as baleias.

Quem se afogar pode contar com a ajuda do Corpo de Bombeiros, como aconteceu com os "alunos" de Marçal, resgatados no pico dos Marins.

Na saúde pública, a sugestão é incentivar a população a não procurar tratamentos médicos tradicionais, já que muitas doenças podem ser curadas pelo poder do pensamento. Inúmeras vagas de hospitais seriam liberadas, ao contrário das vagas nos cemitérios.

Para o público que acha que a cidade está ruim, a solução é criar "sua própria realidade". Só basta o paulistano mentalizar que está em Copenhague ou no Butão, que todos os problemas serão resolvidos.

Caso ganhe as eleições, o prefeito nem precisa ir trabalhar, pois poderá resolver todos os problemas meditando que "nasceu para reinar", com a força da mente

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.