Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Justiça proíbe Antonia Fontenelle de divulgar campanha com música de Renato Russo

Em decisão liminar, juiz impõe multa no valor de R$ 20 mil caso decisão seja descumprida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Justiça do Rio de Janeiro proibiu a youtuber Antonia Fontenelle de publicar em suas redes sociais ou em outras mídias um vídeo que é sonorizado com a música "Que País É Este", de Renato Russo.

A peça foi postada por ela pela primeira vez em junho de 2022 como forma de anunciar a largada de sua candidatura a deputada federal pelo Rio de Janeiro, pelo partido Republicanos —com 30.975 votos, ela não conseguiu se eleger.

A apresentadora Antonia Fontenelle - Ronny Santos -6.out.2023/Folhapress

O juiz substituto André Aiex Baptista Martins, da 24ª Vara Cível da Comarca da Capital do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, impôs uma multa no valor de R$ 20 mil caso a ordem seja descumprida.

A decisão, em caráter liminar, se dá no âmbito de uma ação por danos morais movida pelo produtor cultural Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo. Ele argumenta que o uso da música não foi autorizado.

Na sentença, o magistrado afirmou que "uma nova publicação do vídeo poderá acarretar maiores prejuízos aos autores".

Os advogados de Manfredini também pediam uma retratação pública de Fontenelle, mas o juiz disse que essa decisão só poderá ser tomada depois que todas as partes forem ouvidas no julgamento do mérito da ação.

Além da questão dos direitos autorais, o filho de Renato Russo argumenta que as pautas conservadoras defendidas por Fontenelle seriam incompatíveis com a postura do seu pai, que morreu em 1996.

"As ideias de Fontenelle não condizem com o que Renato Russo pensava", afirmou anteriormente o advogado Leonardo Furtado, que representa Manfredini, à coluna.


ORAÇÃO AO TEMPO

A cantora Alaíde Costa foi aplaudida após a audição do seu novo álbum, "E o Tempo Agora Quer Voar". O evento ocorreu na noite de segunda-feira (15), em São Paulo, e contou com a presença do produtor musical Marcus Preto e do rapper Emicida. Ao lado do baterista Pupillo, os dois são produtores do novo trabalho da cantora.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.