Flavia Lima

Repórter especializada em economia, é formada em ciências sociais pela USP e em direito pelo Mackenzie. Foi ombudsman da Folha de maio de 2019 a maio de 2021.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flavia Lima

A Folha e o embate econômico

Não vale dizer que preza a pluralidade quando o seu emprego é pontual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A equipe do ministro Paulo Guedes deve apresentar propostas com mudanças profundas na área econômica, entre as quais a eliminação do percentual obrigatório para investimentos em saúde e educação.

Creio que o leitor quer entender melhor os desdobramentos dos projetos, de modo a poder se posicionar sobre o assunto.Para isso, deseja ter matérias contextualizadas e com amplo leque de fontes, além da opinião dos colunistas do jornal.

Com a dança das cadeiras desta semana, ouvir vozes diferentes na área econômica ficou um tantinho mais difícil. Na quinta (24), a economista Laura Carvalho escreveu sua última coluna após quatro anos de Folha.

Sempre há comoção quando um colunista deixa o jornal e desta vez não foi diferente.

uma mão com dedos cruzados
Carvall

Mas, além de lamentar a despedida da professora da USP, os leitores tocaram num outro ponto: como a mudança afeta a convivência de vozes divergentes na Folha, algo que é tão caro ao próprio jornal?

“Laura é uma voz contraditória à orientação política e econômica implementada nos últimos anos”, afirmou Ismael.

“Assino a Folha porque é o único grande veículo que oferece algum espaço para uma visão heterodoxa do campo político e econômico”, disse Núbio.

No Brasil, questões como a necessidade de intervenção estatal para ativar o crescimento econômico dividem os economistas em campos estanques, quase intransponíveis. É raro por aqui encontrar uma situação como a do americano Paul Krugman, um prêmio Nobel reconhecido pelos seus pares, que se coloca à esquerda no espectro político.

Outro aspecto relevante é que, na grande imprensa, economistas de bancos e consultorias recebem mais atenção do que acadêmicos, o que influencia o debate econômico, marcado por interesses vários.

É nesse contexto que se dá a disputa por espaço—e pela atenção dos leitores. Daí a importância de poder contar com vozes diferentes e, se possível, independentes, sobretudo no impresso, que, com seu espaço escasso, ainda é considerado a vitrine do jornal.

Do grupo de colunistas de Mercado, é razoável dizer que Carvalho e Nelson Barbosa, ex-ministro de Dilma Rousseff, eram vozes dissonantes. Outros, ao abordarem a política econômica, acabam reforçando os argumentos que a própria linha editorial do jornal adota: a inspiração liberal. 

Carvalho será substituída por uma dobradinha: Cida Bento, diretora-executiva do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, e Solange Srour, economista-chefe da gestora de fundos ARX Investimentos.

Não se trata de pôr em dúvida a competência de ambas, mas de cobrar do jornal aquilo que defende em seu Manual da Redação: um amplo espectro ideológico de colunistas.

Srour tem um sólido currículo no mercado financeiro, portanto não deve destoar do discurso majoritário. Bento, doutora em psicologia que, há décadas, lida com a inserção de mulheres e negros no mercado de trabalho é certamente uma voz divergente, mas não escreverá semanalmente no jornal.

Carvalho escrevia todas as semanas e Barbosa dividia o espaço com o empresário Pedro Passos. Agora, Barbosa escreverá semanalmente e a nova dupla vai se revezar.

O Secretário de Redação, Vinicius Mota, considera muito empobrecedor dividir o mundo em que navegam os colunistas entre ortodoxo e heterodoxo, liberal e antiliberal. “A grande maioria dos leitores não parece interessada nessas definições clubísticas, mas sim na qualidade e no vigor das divergências que são veiculadas nas páginas da Folha”.

Mota destaca os artigos publicados sobre o chamado teto de gastos, regra que estabelece um limite para o crescimento das despesas do governo.

Penso que as divergências no debate econômico interessam ao leitor e se dão justamente na interação entre esses “clubes”, diferentes escolas de pensamento econômico.

Elas são marcadas não só por tensões teóricas mas, sobretudo, por disputas políticas, em que, no fim das contas, está em jogo a alocação de recursos públicos e os rumos do país. Cultivá-las é permitir que surjam novas propostas.

Na discussão sobre os gastos do governo, as disputas se evidenciaram na corrida entre os economistas para apontar inconsistências em texto alheio ou na decisão da própria Folha de publicar um “Erramos” sobre um dos artigos de opinião—quando o costume é deixar que o articulista o faça.

O jornal obviamente tem liberdade para escolher seus colunistas e de se posicionar institucionalmente. Só não vale alegar que preza a pluralidade no debate econômico quando o faz de modo pontual.

Sobre coluna anterior (Ecos que ainda vêm da casa-grande), o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, nega que supostos erros de Maria Júlia Coutinho tenham motivado quaisquer reuniões da emissora. 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.