Gregorio Duvivier

É ator e escritor. Também é um dos criadores do portal de humor Porta dos Fundos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Gregorio Duvivier
Descrição de chapéu

Por um produto interno mais bruto, confiem neste imbecil

Não estudei economia, nunca fui à Faria Lima, não uso patinete elétrica e ainda assim to falando há um ano: esse PIB não cresce

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não sei se Paulo Guedes está assistindo ao “Big Brother”. Teria se identificado com Daniel. Enquanto o país inteiro via, o brother se desesperava com o crescimento pífio debaixo do edredom. “Eu não vou conseguir”, dizia o jovem que, ao contrário de Guedes, não tentou culpar a imprensa. “Puta que o pariu”, soltou Marcela que, assim como o povo brasileiro, esperava um produto interno mais bruto, e teve que se contentar com um produto interno broxa.

Coalgem mostra presidente Bolsonaro com as calças abaixadas. Atrás dele está Paulo Guedes. A sua frente, mão fazendo o sinal de negativo com o dedão.
Catarina Bessell/Folhapress

O curioso da broxada governamental está no fato de que qualquer imbecil seria capaz de prevê-la. E quando eu digo qualquer imbecil, estou me referindo a mim mesmo. Não estudei economia, não tenho nenhum insider no governo, nunca fui à Faria Lima, não uso patinete elétrica nem coletinho de nylon, e ainda assim to falando há um ano: esse PIB não cresce.

Não estou me vangloriando: qualquer um que tenha olhado com atenção pro casal Bolsonaro/Guedes, um capitão estatista oligofrênico e um banqueiro que nunca trabalhou com conta pública, percebeu: “Debaixo do edredom isso não cresce”. Adicione a isso três filhos fronteiriços e uma sogra astróloga (Olavo de Carvalho) morando sob o mesmo teto. Pronto: você tem um comercial do Boston Medical Group.

Só quem acreditou nesse governo —além dos terraplanistas— foram os gênios do mercado. Como bem lembrou o Monitor Mercantil, o Boletim Focus previu um crescimento de 2,5%— mostrando ter mais fé do que focus. 

A Genial Investimentos (sic) apostou num crescimento de 3,5%. Vou abrir a Imbecil Investimentos, que fala qualquer coisa, e ainda assim acerta mais do que especialistas. Já encomendei 300 coletinhos de nylon e uma conta corporativa da Grin.

O dólar, segundo especialistas, ia despencar. O Credit Suisse falava em dólar abaixo de 3,50 RS. E o RS nesse caso é de risos mesmo. E já faz tempo que estão errando: “Se Dilma sair, PIB dobra”. Desde o impeachment que a imprensa faz previsões estapafúrdias com a chancela de algum Farialimer. Não rolou com o impeachment, apostaram no Bolsonaro. Calma, tem que esperar a agenda de reformas. A agenda naufragou? 

Espera só a volta de Cristo. 

Existe uma espécie de terraplanismo que impede os especialistas de ver o óbvio: não basta a fé dos passageiros pra um avião decolar. “A fé move montanhas, não vai mover o PIB?” Ao que parece, não. Confiem neste imbecil que vos fala. Do alto do meu bacharelado em letras, do qual nunca fui buscar o diploma, vos digo: esse PIB não levanta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.