Guilherme Boulos

Professor, militante do MTST e do PSOL. Foi candidato à Presidência da República e à Prefeitura de São Paulo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Guilherme Boulos

E agora, Aras?

O Procurador-Geral está diante da decisão de sua vida, ficar ao lado da justiça ou do poder

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Depois dos depoimentos chocantes das vítimas da Covid, hoje seria lido o relatório final de Renan Calheiros na CPI, que deve agora esperar mais uma semana. Renan já anunciou que pedirá o indiciamento de Bolsonaro por 11 crimes e de mais 62 pessoas, entre ministros, ex-ministros, deputados bolsonaristas, funcionários do governo e os três porquinhos Carluxo, Eduardo e Flávio.

A ficha corrida contra Bolsonaro envolve crime de epidemia com resultado de morte; infração de medida sanitária preventiva; homicídio comissivo (por omissão); charlatanismo; emprego irregular de verbas públicas; prevaricação; genocídio de indígenas; incitação ao crime; falsificação de documento particular; crime de responsabilidade; e uma denúncia ao tribunal de Haia por crime contra a humanidade. O adiamento do relatório deveu-se a uma divergência em relação a imputar ou não o crime de genocídio ao presidente. Quanto aos demais, parece que há acordo.

Após a votação do relatório —com mais ou menos retalhos— os pedidos de indiciamento serão encaminhados à Procuradoria Geral da República. Pelo rito legal, a PGR analisará os casos que têm foro especial e decidirá se apresenta ou não denúncia ao Supremo. No caso do presidente, se denunciado, o STF tem que pedir autorização à Câmara para instaurar o processo criminal.

Portanto, encerrada a CPI, a bola estará agora com Augusto Aras. O histórico, convenhamos, não é muito animador. Aras notabilizou-se até aqui por blindar Bolsonaro de todas as investigações possíveis e foi recompensado com a recondução ao cargo em agosto. Neste mesmo mês, chegou a ser enquadrado pela ministra Cármen Lúcia a se pronunciar em 24 horas sobre os ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral, após 13 dias de silêncio diante de uma notícia-crime.

Há também uma avaliação corrente de que Aras ainda sonha com a vaga aberta no Supremo e de que a demora de Davi Alcolumbre para marcar a sabatina de André Mendonça seria uma operação para favorece-lo. Se de fato o PGR nutre essa esperança, tenderá a ser ainda mais dócil com Bolsonaro.

Mas a vida é mais complexa. A CPI teve uma repercussão sem precedentes e mobilizou os sentimentos da sociedade. Muitos depoimentos expuseram sem filtro os crimes praticados pelo governo Bolsonaro na pandemia, além de terem levado as investigações para a corrupção, tema sensível à própria base bolsonarista. A ferida dos 600 mil mortos está aberta e ainda sangra. Não será fácil para Aras, mesmo que queira, simplesmente engavetar o relatório e os pedidos de indiciamento.

De um lado, está o eventual compromisso político com Bolsonaro e, quiçá, o sonho de uma cadeira no STF. De outro, o clamor social por justiça em relação ao maior morticínio da história brasileira desde a colonização. O Procurador-Geral está diante da decisão de sua vida, que terá forte impacto na vida da nação. Ficar ao lado da justiça ou do poder? Dos algozes ou das vítimas? E agora, Aras?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.