Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu

Bombardeio periódico

Não vejo racionalidade por trás da diferença de tratamento dispensada a elementos químicos

O Cloro é o elemento químico de número 17. O chumbo, o 82. Em alguma das 65 casinhas da tabela periódica que separam os dois deve estar o elemento a partir do qual o presidente Donald Trump e boa parte dos líderes ocidentais julgam que armas podem ser construídas e utilizadas sem maiores problemas. Meu chute é o estrôncio.

Durante sete anos, combates em que se utilizaram principalmente munições convencionais, compostas em geral de chumbo, consumiram a vida de mais de 500 mil sírios. Essa carnificina não levou o Ocidente a tomar nenhuma medida muito drástica no campo militar. Bastou, porém, tirar algumas dezenas de vidas num ataque com gases que contêm cloro para deflagrar um bombardeio.

Não foi uma vez, mas duas. Em abril do ano passado, em resposta a um ataque químico supostamente lançado pelo governo de Bashar al-Assad, Trump disparou mísseis contra a base aérea de al-Shayrat. Agora, diante de uma nova utilização de armamento químico, os EUA voltaram a lançar foguetes contra posições do governo sírio, desta vez com a ajuda do Reino Unido e da França.

Confesso que não consigo ver muita racionalidade por trás da diferença de tratamento dispensada aos elementos químicos. Diga-se em favor de Trump, May e Macron que eles não estão sós em sua obsessão contra o cloro. 

Essa é uma esquisitice de nossa espécie, que tende a julgar mortes por envenenamento como mais graves do que as produzidas por outros meios. O Código Penal brasileiro vai na mesma toada quando agrava automaticamente em 100% a pena mínima dos homicídios em que o autor usa veneno. Por quê?

Desconfio que operem aí mecanismos mentais que ligam o veneno à ideia de traição. Mesmo que essa distinção faça sentido, é estranho tomá-la como critério absoluto, sem modulá-la pelo número de vítimas. Meio milhão com chumbo pode, mas algumas dezenas com cloro, não?

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.